Os menores aprendizes da Prefeitura de Londrina farão curso de extensão no Centro Universitário Filadélfia (Unifil), onde vão obter, mensalmente, informações sobre cursos e mercado de trabalho nos próximos quatro meses. A idéia surgiu a partir de pedidos dos próprios menores e foi solidificada pela psicopedagoga, Suely Augusto de Jesus, pela pedagoga, Claudia Hildebrando, e pela psicóloga, Luciana Aparecida Zanella Gusmão.
As aulas serão todas voltadas à temática da apresentação das áreas do conhecimento e vão apresentar possibilidades profissionais, auxílio na escolha de profissão e identificação e desenvolvimento de habilidades de trabalho. Além disso, vão ser indicadas as possibilidades de acesso ao ensino superior.
Vão ser oferecidas, também, oficinas de educação patrimonial com o objetivo de trabalhar o conceito de patrimônio histórico como elemento fortalecedor da identidade e da auto-estima, e, análise do filme “Matrix” para discutir a questão profissional.
A psicóloga, Luciana Aparecida Zanella Gusmão, explicou qual é o intuito da parceria feita entre a Prefeitura de Londrina e a Unifil. “O objetivo é discutir a importância do ensino como habilidade de trabalho”.
O curso terá início amanhã, das 13h30 às 17h30, e contará com a presença do secretário de Gestão Pública, Kentaro Takahara, do reitor da Unifil, Eleazar Ferreira, e da equipe de docentes e coordenadores da instituição.
Nos meses seguintes as aulas serão ministradas nos dias 29 de outubro, 19 de novembro e 3 de dezembro, sendo que no fim do curso os participantes receberão um certificado de participação de curso de extensão.
Os 45 adolescentes aprendizes que trabalham internamente na Prefeitura foram encaminhados pela Escola Profissional e Social do Menor de Londrina (Epesmel) e pelo Núcleo Espírita Irmã Sheila.
Fonte: NC/PML
Nenhum comentário:
Postar um comentário