Os governadores Roberto Requião (PR), Yeda Crusius (RS) e Luiz Henrique da Silveira (SC) criaram nesta sexta-feira (4), na cidade gaúcha de Esteio, a Companhia de Desenvolvimento do Sul. O órgão vai permitir a criação de projetos estruturais importantes para os estados que compõem o Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul).
Segundo o governador do Paraná, nesta primeira fase a Companhia funcionará nas sedes estaduais do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). O objetivo é reduzir custos com mão-de-obra e espaços físicos e focar em ações conjuntas necessárias para o desenvolvimento da Região.
OBRAS - Para a governadora riograndense Yeda Crusius, a instituição é uma ferramenta relevante para garantir a realização de obras de infraestrutura, necessárias para permitir que a região seja mais competitiva. A líder gaúcha destacou que a Companhia tem, também, a missão de garantir mais recursos federais para os estados do Codesul.
O governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira, lembrou que o órgão pode ajudar na elaboração de projetos portuários, rodoviários, de comunicação e ligados à energia e saneamento. Podemos diagnosticar soluções para problemas comuns que enfrentamos hoje. Preparados, poderemos responder melhor às enchentes, estiagem e outras situações que exigem medidas corretivas rápidas e eficazes”, disse.
Devido a problemas de agenda, o governador do Mato Grosso do Sul, André Pucinelli, não pode comparecer ao encontro. Ele foi representado pela secretária de Estudo de Desenvolvimento Agrário, Tereza Cristina da Costa Dias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário