sexta-feira, 9 de março de 2012

PARANÁ REALIZA CONFERÊNCIA DE AGRICULTORES FAMILIARES

O Paraná realiza a partir da próxima terça-feira (13) a I Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural (I CEATER), em Curitiba, no Clube Concórdia, a partir das 15 horas. O secretário da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Laudemir Müller, participará da abertura oficial do evento, às 19h30min, juntamente com o secretário da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (SEAB) e presidente do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (CEDRAF), Norberto Anacleto Ortigara. A I CEATER terá continuidade nos dias 14 e 15 também no Clube Concórdia (r. Carlos Cavalcanti, 815, Curitiba/PR). A I CEATER é a etapa preparatória estadual para a I Conferência Nacional de Ater (I CNATER) que acontecerá em Brasília/DF entre os dias 23 e 26 de abril. 

O objetivo das conferências é consolidar a Assistência Técnica e Extensão Rural para a diversidade da agricultura familiar. Para o ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, as conferências, que acontecem em todos os estados da federação, “permitirão a qualificação e ampliação dos serviços de forma republicana, tendo como horizonte o desenvolvimento sustentável do Brasil rural”. 

Nas conferências, são propostas diretrizes, prioridades e estratégias para o Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pronater), conforme os seguintes eixos temáticos: Ater para o Desenvolvimento Rural Sustentável; Ater para a Diversidade da Agricultura Familiar e Redução das Desigualdades; Ater e Políticas Públicas; Gestão, Financiamento, Demanda e Oferta dos Serviços de Ater e Metodologia de Ater – Abordagens de Extensão Rural. Ao todo, foram eleitos 270 delegados à etapa estadual, participantes em 14 conferências realizadas em territórios rurais do Paraná e outras oito regionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário