quarta-feira, 12 de maio de 2010

PREFEITO QUE APRESENTOU CONTAS FORA DO PRAZO PODE SER CANDIDATO? O TSE VAI RESPONDER

O deputado federal Nelson Meurer (PP/PR) protocolou consulta no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta quarta-feira (12), sobre a possibilidade do prefeito que não apresentou suas contas no prazo da Lei ser candidato nas próximas eleições municipais.

Leia, na íntegra, os questionamentos do parlamentar:

“1) Poderão ser candidatos, a prefeito municipal, nas próximas eleições municipais candidatos que por ventura possam ter suas contas julgadas irregulares, com aplicação de multa, por qualquer um dos Tribunais de Contas dos Municípios, Estados ou União, somente porque apresentaram as mesmas fora do tempo/prazo estipulado em Lei?

2)Há possibilidade de ex-prefeito/prefeito serem candidatos nas próximas eleições, como dito acima, somente por não apresentarem as referidas contas no prazo da lei?”

Fundamento

De acordo com o artigo 23, inciso XII, do Código Eleitoral, cabe ao TSE responder às consultas sobre matéria eleitoral, feitas em tese por autoridade com jurisdição federal ou órgão nacional de partido político. A consulta não tem caráter vinculante, mas pode servir de suporte para as razões do julgador.

A relatora da consulta é a ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha (foto). TSE

terça-feira, 11 de maio de 2010

PROJETO VAI ARRECADAR AGASALHOS PARA CRIANÇAS CARENTES DE LONDRINA


O Restaurante Universitário da UEL (RU) é um dos pontos de arrecadação de doações de roupas, agasalhos, calçados e brinquedos para crianças de até doze anos, que serão distribuídos para crianças carentes da região Leste de Londrina pelo projeto de extensão Galera de Deus, coordenado pela professora doutora Maria Luiza Marinho Casanova, do Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento. A Campanha “1.000 crianças impactadas pelo amor” vai entregar as doações arrecadadas nos bairros Pindorama, Fraternidade, Marabá, Santa Fé, Monte Cristo e Morro do Carrapato. As doações podem ser entregues no RU, Supermercados Musamar, Sonkey ou Supermercado São Francisco.

DUNGA CONVOCA O TIME DOS SEUS SONHOS

Confira a Seleção convocada por Dunga, no começo da tarde de hoje, para disputar a Copa do Mundo:

Júlio César - Internazionale

Doni - Roma
Gomes - Tottenham Hotspur
Maicon - Internazionale
Daniel Alves - Barcelona
Lucio - Internazionale
Juan - Roma
Luisão - Benfica
Thiago Silva - Milan
Gilberto - Cruzeiro
Michel Bastos - Lyon
Gilberto Silva - Panathinaikos
Felipe Melo - Juventus
Josué - Wolfsburg
Elano - Galatasaray
Ramires - Benfica
Kleberson - Flamengo
Kaká - Real Madrid
Julio Baptista - Roma
Robinho - Santos
Nilmar - Villareal
Luís Fabiano - Sevilla
Grafite - Wolfsburg


Os primeiros jogos do Brasil

15/6 - terça-feira - 15h30
Joanesburgo
Brasil x Coréia do Norte

20/6 - domingo - 15h30
Joanesburgo
Brasil x Costa do Marfim

25/6 - sexta-feira - 11h00
Durban
Portugal x Brasil

FEDERAL REALIZA "OPERAÇÃO PARCERIA" CONTRA OSCIP DE LONDRINA ACUSADA DE DESVIO DE RECURSOS PÚBLICOS

A Polícia Federal em Londrina, atuando conjuntamente com a Controladoria Geral da União, Receita Federal e Ministério Público Federal, deflagrou, hoje, 11, a Operação Parceria, para desarticular esquema criminoso de desvios de recursos públicos por meio de uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) estabelecida neste Estado. Os recursos eram recebidos em decorrência de parcerias firmadas com órgãos das três esferas da administração (União, Estados e Municípios) para desenvolver projetos em diversas áreas do serviço público.

Nos termos da Lei 9790/99, é possível a emissão, pelo poder público federal, de um certificado de OSCIP, em favor de entidades do terceiro setor, constituídas por iniciativa privada, sem fins lucrativos, que comprovem o cumprimento de certos requisitos estabelecidos na referida lei federal. Em contrapartida, podem celebrar com o poder público os chamados “termos de parceria”.

Concebida, conforme previsão legal, para garantir a universalização e a eficiência na prestação de serviços de relevância pública de áreas socialmente sensíveis - como a saúde, a educação, a cultura, a profissionalização, a assistência social, além da difusão da consciência de proteção ao meio ambiente e do patrimônio histórico e artístico - a certificação como “OSCIP” foi utilizada pela organização criminosa com o propósito único de se apropriar ilegalmente de verbas recebidas através das parcerias firmadas com a Administração Pública.

No presente caso, as investigações desenvolvidas de forma conjunta pelos órgãos de fiscalização, repressão e controle demonstraram que a entidade valendo-se dos benefícios que a condição de OSCIP lhe proporcionava, faturou mais de 1 bilhão de reais nos últimos cinco anos, dos quais, estima-se que, 300 milhões tenham sido desviados em favor de pessoas e empresas do grupo que orbitam em torno de centenas de projetos de parceria firmados entre a OSCIP e entes públicos, em diversos locais do país. Somente em Londrina, conforme a CGU que a auditou, de um total aproximado de R$ 34 milhões recebidos pela OSCIP, mais de R$ 10.000.000,00 em alegadas despesas não comprovadas.

Os indícios já reunidos indicam a existência de um esquema criminoso hierarquicamente estruturado, voltado ao desvio e apropriação de dinheiro público, apresentando o seguinte sistema: a) identificação de recursos públicos disponíveis para celebração de termos de parceria ou convênios; b) atuação prévia de lobistas pertencentes ao grupo para direcionar com favoritismo aos recursos para a OSCIP; c) celebração de “termo de parceria” ou “convênio” com valores superdimensionados; d) além de outros artifícios para garantir a apropriação dos recursos recebidos através das parcerias, a organização criminosa estruturou vultosos saques em espécie e movimentações financeiras com a utilização de interpostas pessoas físicas e empresas mantidas pelo grupo; e) posterior manipulação da contabilidade da OSCIP e da prestação de contas das parcerias para dificultar o rastreamento dos recursos públicos desviados.

Pela especialização da matéria – lavagem de dinheiro – as investigações foram conduzidas perante o juízo da 2ª Vara Federal Criminal de Curitiba, onde foram expedidos 40 mandados de busca e apreensão e 14 mandatos de prisão temporária, os quais serão cumpridos hoje em empresas e residências no Paraná, São Paulo, Goiás, Maranhão e Pará. A execução das ordens judiciais nestes Estados envolve o efetivo de 160 policiais federais, 35 servidores da CGU e 40 servidores da Receita Federal, além de agentes do Departamento Penitenciário Federal. Fonte: Comunicação Social PF.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

POLÍCIA APREENDE TRÊS TONELADAS DE MACONHA NA FRONTEIRA

A Força Samurai da Polícia Militar, juntamente com a Polícia Federal de Foz do Iguaçu, apreendeu aproximadamente três toneladas de maconha em uma propriedade rural localizada próximo ao trevo de Itaipulândia, divisa com Missal (Oeste do Paraná), na noite de domingo,  9. A droga foi encontrada após o recebimento de denúncias anônimas, ainda na sexta-feira. O proprietário da chácara, Valmir Inácio Wenblung, de 35 anos foi preso. Esta é a maior apreensão de maconha desde a criação da Força Samurai, em junho de 2008, informou o comandante da unidade no Estado, tenente-coronel Milton Isack Fadel Junior.

GENERAL CARNEIRO REGISTRA MENOR TEMPERATURA DO PARANÁ

Manhã gelada no Sul do Paraná. A cidade de General Carneiro registrou, às 3 horas da madrugada de hoje, segunda-feira, a temperatura mais baixa do Estado. Segundo os dados do Instituto Nacional de Meteorologia os termômetros marcaram 2,5Cº. O frio atingiu, também, Curitiba, que registrou mínima de 7,0Cº.

domingo, 9 de maio de 2010

CADASTRO NACIONAL DE ADOÇÃO JÁ TEM CINCO MIL CRIANÇAS

O Cadastro Nacional de Adoção, que em abril completou um ano, já possui 27 mil famílias inscritas e quase 5 mil crianças e adolescentes aptos para serem adotados. Nesse período, 122 crianças foram acolhidas por uma nova família por meio do instrumento que foi criado para auxiliar juízes e varas de infância e da juventude a agilizar esse processo com a unificação das informações.

Na avaliação do juiz Francisco de Oliveira Neto, da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), os resultados são positivos. “Acho que ele está correspondendo à expectativa inicial. Tínhamos previsto que iam ocorrer algumas dificuldades, principalmente de estrutura pelas diferenças que existem nos estados das redes de informática”, avalia o juiz, que participou da equipe que criou o cadastro.

São Paulo é o Estado com mais famílias interessadas em adotar uma criança: 7.369, seguido por Rio Grande do Sul, com 4.295 pretendentes e Paraná, com 3.768. Das 4.809 crianças e adolescentes aptas para esse processo, 1.436 estão em abrigos paulistas.

MINEIRA É ELEITA MISS BRASIL 2010. A PARANAENSE FICOU EM TERCEIRO LUGAR


A mineira Débora Lyra foi eleita, na madrugada de hoje, a Miss Brasil 2010. O concurso aconteceu em São Paulo, com transmissão da Tv Bandeirantes. A festa contou com as presenças da Miss Universo 2009, Stefania Fernandez, e da Miss Brasil 2009, Larissa Costa. A representante do Paraná, Marylia Bernardt, ficou em terceiro lugar. O Miss Brasil teve a participação de 27 candidatas, que representaram os Estados e o Distrito Federal. As cinco brasileiras mais bonitas, segundo os jurados da Band, foram: 1º - Minas Gerais, Débora Lyra; 2º - Amazonas, Lilian Lopes; 3º - Paraná, Marylia Bernardt; 4º - Distrito Federal, Lidiane Matos; e, 5º - Paraíba, Natália Taveira.

Débora Lyra, Miss Brasil 2010 e Stefania Fernandez, Miss Universo 2009