sexta-feira, 9 de setembro de 2011

NORTE PIONEIRO ELEGE CAMPEÕES DO CAFÉ QUALIDADE DO PARANÁ

Imagem Sérgio Schmitt
Ao iniciar o ciclo de solenidades de premiação das etapas regionais do Concurso Café Qualidade Paraná 2011, instituído pelo Governo do Paraná através da Seab e realizado pelos institutos Emater e Iapar, em parcerias da Câmara Setorial e Ministérios Mapa e MDA, além dezenas de apoiadores, Cornélio Procópio sai na frente e mostra que está firme na disputa estadual, “visto que seus campeões apresentaram cafés de surpreendente qualidade”.

A afirmação é do classificador degustador da Iguaçu Café Solúvel, Sidney Veiga de Araújo, integrante da comissão regional de julgamento que contou com a participação dos extensionistas da Emater, Valter Lúcio Teixeira da Silva, Valdimir de Jesus Passos, Paulo César D´al Picolo e dos preparadores das 200 amostras encaminhadas, José Roberto Golfete, Fábio Mello Pontes, Noel Justo e os irmãos Varley e Paulo Busseti.

Os campeões regionais dos 23 municípios cafeeiros da região de Cornélio Procópio foram premiados na manhã desta sexta-feira, em solenidade realizada no recinto de eventos da Expocop, no Parque de Exposições Arthur Höffig, com a presença de 150 participantes.

Na categoria Café Cereja Descascado a vencedora foi a cafeicultora Shgie Sera, de Congonhinhas. Na Categoria Café Natural o campeão é Agmar Gonçalves Silva, de São Jerônimo da Serra e na recém criada Categoria Café da Agricultura Familiar da Pequena Propriedade, venceu a família Anelli, de Cornélio Procópio. Para Adilson Sérgio Anelli, presente com a sua esposa Vânia e o filho Igor, que tem ainda no Sítio São Expedito, de 10 hectares na Comunidade Água do Saltinho a participação do irmão Ailson Sérgio, a mãe Nilsa e o filho Otávio.

Esta também é a base de todo trabalho técnico desenvolvido pela extensão rural oficial, garante o engenheiro agrônomo Cilésio Abel Demoner, coordenador estadual do Programa Café da Emater.

A região de Santo Antônio da Platina também apresentou na tarde desta sexta-feira seus vencedores regionais, durante solenidade ocorrida na FrutFest em Carlópolis. Dentre os 90 competidores de 12 municípios, venceu na categoria café cereja descascado Luiz Boranelli, de Curiuva, no café natural foi José Aparecido Batista de Carlópolis e Antonio Faustino de Oliveira Filho de Santo Antônio da Platina é o campeão do Café da Agricultura Familiar da Pequena Propriedade.

A região de Apucarana irá apresentar seus campeões da etapa regional do Concurso Café Qualidade Paraná 2011 no próprio município de Apucarana dia 16 de setembro. Os de Londrina serão anunciados no final de setembro. A região de Maringá fará a solenidade dia 7 de outubro em Mandaguari e a região de Ivaiporã no município de Grandes Rios, dia 14 de outubro. A região de Toledo fará em Jesuítas e a região de Cianorte no município de Terra Boa, mas ainda sem data marcada.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário