segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

EMBRAPA VAI DEBATER TEMAS DA PRODUÇÃO DE SOJA

Por Lebna Landgraf/Embrapa/Londrina 


A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento realiza o seu tradicional Dia de Campo, na próxima sexta-feira, dia 2 de março, das 8h30 às 12h30, na Vitrine de Tecnologias da Embrapa Soja, em Londrina (PR), apresentado os principais temas que influenciam a produção de soja. Um dos destaques do Dia de Campo será a apresentação do Programa Soja Livre que irá demonstrar as cultivares de soja convencional da Embrapa com alto rendimento. Na safra passada, houve grande adesão dos produtores de Mato Grosso ao Programa Soja Livre, cujo objetivo é ampliar a oferta de soja convencional no Brasil. Para a safra 2011/2012, outros estados produtores de soja - RO, GO, MS, SP, PR e SC – aderiram ao Programa.

O diretor técnico da Abrange Ivan Paghi irá abordar as oportunidades de mercado para a produção de soja convencional. Além disso, irá detalhar como está organizada esta cadeia produtiva, que incluiu desde e o desenvolvimento de cultivares de soja convencional de ótimo desempenho no campo até a comercialização e exportação dos grãos livres de transgênicos. O Dia de Campo terá ainda estações técnicas que irão apresentar vários temas que permearam a safra de soja. Um deles será sobre as vantagens do manejo integrado de pragas, que promove o controle racional dos insetos-pragas, por intermédio da associação de diferentes táticas. De acordo com os pesquisadores da Embrapa, o MIP subsidia a decisão do produtor sobre que produtos utilizar e em que momento fazer a aplicação de inseticida.

Durante o evento, também serão apresentadas informações sobre a elevada incidência de capim amargoso, na última safra, com destaque para os vários aspectos que envolvem o manejo das plantas daninhas: utilização de doses adequadas para seu controle, disseminação das ervas daninhas e outros desdobramentos como, a resistência a herbicidas. Outro ponto forte do Dia de Campo será a apresentação sobre a importância da reinoculação anual da soja. De acordo com os pesquisadores da Embrapa, a fixação biológica do nitrogênio, processo que ocorre com a inoculação de bactérias denominadas rizóbios garante incrementos médios de 8% na produção anual de grãos. Também será feito um alerta sobre a utilização de sementes pré-inoculadas. A inoculação prévia das sementes, apesar de facilitar a operação de cultivo, têm apresentado problemas de falta de eficiência.

Confira a programação completa do Dia de Campo da Embrapa:
- Programa Soja Livre: oportunidade de mercado para o produtor
- Cultivares de soja convencional
- Cultivares de soja transgênica
- Manejo Integrado de Pragas na cultura da soja
- Manejo da Cultura da Soja: capim amargoso resistente ao glifosato e abordagem sobre o plantio cruzado
- Desenvolvimento de cultivares de soja resistentes a doenças
- A importância da inoculação na cultura da soja
- Cultivares de feijão

Como programação complementar, a Embrapa irá oferecer, a partir das 14h30, uma visita guiada às instalações do centro de pesquisa, principalmente laboratórios e casas de vegetação. Os interessados poderão manifestar o interesse na visita durante a inscrição. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone (43) 3371-6068 ou pelo e-mail eventos@cnpso.embrapa.br

Serviço
DIA DE CAMPO DA EMBRAPA SOJA
DATA: 2 de março
HORÁRIO: 8h30 às 12h30
14h30 (visita à Embrapa Soja: opcional)
LOCAL: Vitrine de Tecnologias da Embrapa Soja – Rod. Carlos João Strass s/n Acesso Orlando Amaral. Distrito de Warta-Londrina.
INFORMAÇÕES: (43) 3371-6068 ou eventos@cnpso.embrapa.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário