quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

EMBRAPA LANÇA NOVAS VARIEDADES DE SOJA

Lavouras de soja, no vale do rio Jacutinga, que divide os municípios de Lodrina (margem direita) e Cambé (margem esquerda). Imagem de hoje: Coutinho Mendes. Para ampliar dê um clique na foto.
A Embrapa Soja apresenta uma coleção de nove cultivares de soja, sendo dois lançamentos, durante o Show Rural Coopavel, que será realizado entre 7 e 11 de fevereiro, em Cascavel. As cultivares são indicados para Santa Catarina, Paraná, São Paulo e região sul de Mato Grosso do Sul.

Uma das cultivares da Embrapa que está sendo lançada é a cultivar BRS 316 RR, que tem como característica a tolerância a herbicidas à base de glifosato. Esta cultivar apresenta crescimento determinado e tem o ciclo precoce, sendo sua maturação média de 120 dias. Além disso, a BRS 316 RR possui resistência a algumas das principais doenças da soja (o cancro da haste, mancha "olho-de-rã", pústula bacteriana, podridão radicular de fitóftora, podridão parda da haste e ao mosaico comum). Este lançamento também é moderadamente tolerante ao vírus da necrose da haste e resistente ao nematóide Meloidogyne javanica e moderamente resistente ao Meloidogyne incognita.

Outro lançamento da Embrapa é a BRS 317, cultivar de soja convencional que tem como diferencial o alto potencial produtivo. A cultivar possui crescimento determinado e é de ciclo semiprecoce, com maturação média de 125 dias. Esta cultivar também apresenta resistência a doenças importantes que afetam a soja como o cancro da haste, a mancha "olho-de-rã", a pústula bacteriana e o mosaico comum.  A BRS 317 é moderadamente resistente à podridão parda da haste e ao oídio, sendo resistente ao nematóide Meloidogyne incognita.

A Embrapa apresenta durante o Show Rural Coopavel seis cultivares de soja convencionais: BRS 184, BRS 232, BRS 282, BRS 283, BRS 284 e BRS 317 e três transgênicas (com tolerância ao herbicida glifosato): BRS 294RR, BRS 295RR e BRS 316RR.   A pesquisadora Divania de Lima destaca a necessidade de rotacionar semente de soja convencional com semente transgênica, ao longo dos anos. “Essa prática é importante para evitar que o uso continuado de soja transgênica favoreça a resistência de plantas daninhas ao glifosato”, diz.
Lebna Landgraf- Embrapa Soja Londrina

Nenhum comentário:

Postar um comentário