domingo, 18 de outubro de 2009

TEMPESTADE ATINGE NOVAMENTE LONDRINA E IBIPORÃ COM VENTOS DE 90 KM/H


O primeiro dia do horário de Verão foi marcado, no final da tarde deste domingo, por um nova tempestade que atingiu as Zonas Sul e Leste de Londrina e boa parte da cidade de Ibiporã. Os fortes ventos derrubaram árvores, destelharam casas, destruíram placas de propaganda, derrubaram postes de iluminação e muros, deixando milhares de casas e apartamentos sem energia elétrica. A tempestade atingiu em cheio a área do Jardim Guanabara, onde está a Gleba Palhano que é novo ponto de construção de luxo da cidade.

Houve queda de granizo na área central de Londrina e nos bairros próximos ao Catuaí. A tempestade deixou outros bairros de Londrina em dificuldade, com prejuízos para a rede pública de energia elétrica. Os bombeiros informaram, agora, que todas as equipes estão prestando atendimento à população atingida, com a distribuição de lonas e ajudando na retirada de árvores que interrompem o tráfego em várias ruas.

A área mais atingida de Londrina foi o Parque Guanabara, formando um quadrilátero entre a avenida Madre Leônia Milito-lago Igapó II e avenidas Higienópolis-Airton Senna. A parte central desse bairro recebeu ventos superiores a 90 km/h arrancando árvores de grande porte pela raiz. A margem direita do lago Igapó II parece ter sido atingida por um furacão, tantas as árvores que foram derrubadas.

No calçadão central de Londrina a tempestade arrancou uma árvore, mas não houve danos mais graves. Os bairros Bela Suiça, Guanabara, Claudia, Gleba Palhano, Igapó e Londrina ficam sem energia. A COPEL está trabalhando para recuperar a rede danificada com a queda de cabos e alguns postes.

A forte chuva que acompanhou o temporal registrou 43,2 milímetros de água em apenas 30 minutos. Por isso, os lagos I e II do Igapó ficaram com volume superior à vasão normal das barragens. Na barragem principal, as comportas verteram tanta água no início da noite que virou espetáculo para quem passava pela avenida Harry Prochet.

O temporal atingiu também a cidade de Ibiporã, que registrou estragos na saída para Londrina, especialmente nos Jardins Santa Paula, Las Vegas e Pérola. Houve destelhamento de casas, queda de muitas árvores, postos quebrados e algamentos. As equipes dos bombeiros estão atendendo centenas de chamados, enquanto a Prefeitura de Ibiporã mobilizou novamente operários para o corte de árvores.

 Imagens do temporal em Londrina (atualização às 22h30min). Para ampliar dê um clic na foto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário