quinta-feira, 22 de outubro de 2009

CÂMARA APROVA PROJETO DO ATO MÉDICO

A Câmara dos Deputados aprovou na noite de ontem (21) o projeto de  lei do Senado, que define as atividades privativas dos médicos e as que podem ser desempenhadas por outros profissionais da área de saúde. A proposta que é conhecida como Ato Médico regulamenta a profissão do médico, a última das 14 profissões da área da saúde a ser regulamentada. O projeto retorna ao Senado para nova apreciação, porque o texto foi alterado pelos deputados.

O texto aprovado pela Câmara considera entre as atividades privativas do médico a formulação do diagnóstico e a respectiva prescrição terapêutica ao paciente, a indicação e execução de cirurgias e prescrição dos cuidados médicos pré e pós operatório, a prescrição de órteses e próteses oftalmológicas, a indicação de internação e a alta médica nos serviços de atenção à saúde, a realização de perícias médicas e os exames médicos-legais, exceto os exames laboratoriais de análises clínicas, toxicológicas, genéticas e de biologia molecular, entre outros procedimentos.

Segundo o líder do DEM, deputado Ronaldo Caiado (GO), que é médico ortopedista, a aprovação do projeto é fundamental, porque uma profissão secular como a de médico até hoje não havia sido regulamentada. “Isso é um desrespeito com os médicos. É uma desconsideração não ter parâmetros, limites, definições da profissão. É uma desconsideração com tudo aquilo que a classe médica produziu até hoje”, disse.

O parlamentar garantiu que o projeto não retira nenhuma prerrogativa das demais profissões da área da saúde. “O que estamos mantendo é aquilo que o mundo todo reconhece, que é a prerrogativa do médico: fazer o diagnóstico e tratar o paciente", afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário