sábado, 5 de setembro de 2009

PESSUTI ABRE 7ª EDIÇÃO DO LONDRINA MATSURI

O vice-governador Orlando Pessuti abriu a 7ª edição da Londrina Matsuri na noite de sexta-feira, no Parque de Exposições Ney Braga. O festival da primavera da comunidade nipo-brasileira terá apresentações culturais e comidas típicas até a próxima segunda-feira (7). “Temos uma história construída com o auxilio dos japoneses, nestes últimos 100 anos, que em parceria com os italianos fizeram a transformação do Norte e Noroeste do nosso Estado”, disse Pessuti.

Durante seu discurso, Pessuti lembrou da comemoração do centenário da imigração japonesa, que ocorreu em 2008 e contou com a presença do príncipe Naruhito. O vice-governador aproveitou a oportunidade para convidar a população a participar da solenidade de plantio da árvore de número 100 milhões do programa de Mata Ciliar, no dia 21 de setembro, no Jardim Botânico.

De acordo com o prefeito Barbosa Neto, a festividade faz parte da comemoração dos 75 anos da cidade. “Este é um evento importante para a cidade, comemora a época do florescer, não apenas na natureza, mas também dos bons projetos e nas confraternizações de todos os povos que somam aos nikkeis para fazer este festival gastronômico e cultural, que cresce a cada ano”, disse.

O festival é organizado pelo grupo cultura Nisey e segundo sua presidente, Mity Shiroma, é uma festa de integração entre os povos, da cultura japonesa com as demais que formam a diversidade brasileira. “Teremos apresentações de danças típicas japonesas e de outros grupos folclóricos de outras etnias convidados e apresentações musicais”, explicou. De acordo com o coordenador do Londrina Matsuri, Luiz Shiroma, a expectativa é que mais de 30 mil pessoas visitem o Parque de Exposições até o encerramento do festival. “Em 2008 tivemos um dia a menos de festival e alcançamos a marca de 20 mil visitantes. Para essa edição acreditamos que ultrapassaremos os 30 mil”, diz.

Participaram da solenidade os deputados federais André Vargas, Luiz Carlos Hauly, o deputado estadual Teruo Kato, a secretária especial e coordenadora da Região Metropolitana de Londrina, Elza Correia e demais autoridades civis e militares. A abertura contou com a apresentação do grupo londrinense Yosakoi Soran, pertencente ao grupo cultural Nisey, que recentemente foi tetracampeão brasileiro de dança japonesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário