terça-feira, 22 de setembro de 2009

GILBERTO MARTIN DIZ QUE A PIOR FASE DA GRIPE SUÍNA PASSOU. AGORA O DESAFIO É A DENGUE


O secretário da Saúde, Gilberto Martin, apresentou nesta quarta-feira (22) um balanço da situação epidemiológica da nova gripe no Paraná e aproveitou para mostrar o próximo desafio a ser enfrentado pela Secretaria: a dengue.

“Os números mostram que a etapa mais intensa da epidemia da nova gripe já passou e que estamos entrando em uma fase de estabilização”, afirmou. Martin disse ainda que com a chegada da primavera, a tendência é que haja uma redução de casos de gripe, porém, isto não significa que a população deve baixar a guarda, mantendo os cuidados com a higiene.

DENGUE - Sobre o desafio de enfrentar a dengue, o secretário destacou: “Fizemos um levantamento que mostra que temos três vírus diferentes da dengue circulando em nosso meio. O que possibilita uma epidemia de dengue hemorrágica. Por esta razão, já estamos treinando os agentes de saúde e reativando os comitês municipais de combate a dengue”, ressaltou.

Martin disse que a prevenção é a única maneira de evitar esta epidemia, pois não existe perspectiva para vacina. O Paraná não registrou óbitos por dengue em 2009. No ano passado duas pessoas morreram em conseqüência da doença no Estado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário