quinta-feira, 20 de agosto de 2009

O TREM DE PASSAGEIROS PODE VOLTAR ENTRE LONDRINA E MARINGÁ


A implantação do trem de passageiros entre Londrina e Maringá, beneficiando 13 municípios das regiões Norte e Noroeste do Paraná, cruzados por via férrea, será o tema de um encontro a ser coordenado pela Ferroeste e as prefeituras dos dois municípios-pólo, informou o presidente da Ferroeste, Samuel Gomes, depois de uma reunião no Ministério dos Transportes, em Brasília. O encontro vai reunir dia 26, na Universidade Estadual de Maringá (UEM), prefeitos, universidades, especialistas e Governo Federal, através do Ministério dos Transportes.



Para o presidente da Ferroeste, Samuel Gomes, “a região paranaense na qual é mais claramente viável uma linha regular de transporte de passageiros por trem é o eixo Londrina-Maringá”. Segundo ele, estudo realizado em 2000 pela COPPE/UFRJ já comprovou a viabilidade do projeto. “Quase dez anos se passaram e a região sofreu profundo desenvolvimento econômico e social. É hora de botar este trem para rodar”, disse Gomes.


A Ferroeste vem participando das discussões sobre o projeto faz alguns anos, a pedido da Secretaria dos Transportes, explicou Gomes. Recentemente, o governador Roberto Requião encaminhou ao presidente da Ferroeste a manifestação de um cidadão londrinense em defesa da aceleração do chamado “Trem Pé Vermelho”, estimulando a iniciativa da reunião que aconteceu ontem no Ministério dos Transportes.


“O governador Requião, o vice-governador Pessuti e o secretário dos Transportes, Rogério Tizzot, estão compromissados com a proposta”, lembrou Gomes. “A Ferroeste é a empresa ferroviária do Estado do Paraná à qual cabe estimular o projeto, juntamente com as prefeituras e as universidades da região, com a necessária parceria de órgãos federais responsáveis pelo programa em nível nacional”, concluiu.


MARINGÁ - O prefeito de Maringá, Sílvio Barros, declarou que o município “está pronto para receber os convidados, para tratar do assunto, e para mostrar como se preparou para esse projeto, com o rebaixamento da linha férrea no centro da cidade”. Barros adiantou que estará presente na reunião. “Fico satisfeito que a Ferroeste tenha assumido a liderança da discussão no sentido de adiantar o estudo de viabilidade do trem regional de passageiros”, acrescentou.


O diretor do Departamento de Relações Institucionais da Secretaria de Política Nacional de Transportes (SPNT), Afonso Carneiro Filho, a propósito da reunião marcada para o próximo dia 26, disse que a implantação dos trens regionais significa a retomada do uso da ferrovia em benefício direto dos cidadãos. Segundo ele, “o governo Lula está resgatando a ferrovia para o atendimento do passageiro”.


A doutora em sociologia urbana, Ana Lúcia Rodrigues, professora do Departamento de Ciências Sociais da UEM, e coordenadora do Observatório das Metrópoles-Núcleo Regional Metropolitano de Maringá, considera a iniciativa de discutir a implantação dos trens regionais muito positiva e bem-vinda e adiantou que a UEM vai oferecer todo o apoio para que o projeto tenha andamento. Segundo ela, a universidade detém dados e diagnósticos urbanos e sociais que podem na política de transporte na região.

Um comentário:

  1. Tomara que o trem pé vermelho venha para nossa região beneficiando diretamente o Norte e Noroeste, e por sequência o estado inteiro torço para isso! abraço de Maringá.

    ResponderExcluir