sábado, 10 de setembro de 2011

NOVA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO EM LONDRINA ESTÁ EM FASE FINAL

Imagem Ike Sthalke
A Sanepar informou que a obra da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Esperança, na região Sul de Londrina, entrou na fase final. A parte referente à construção civil e urbanização está praticamente pronta. Nos próximos dias, serão instalados os equipamentos de grande porte, como peneira rotativa, distribuidor rotativo e centrífuga, além do removedor de lodo, sistema de inertização de lodo e painéis elétricos. Esta será a sétima e mais moderna ETE do município.

Com a conclusão da ETE Esperança, o atendimento com coleta e tratamento de esgoto em Londrina passará de 86% para 92% – e de 78% para 84% em Cambém. Nesta primeira etapa, a nova estação deve atender uma população de mais de 15.500 habitantes, entre eles moradores de bairros onde a rede coletora de esgoto foi recentemente implantada, como o Avelino Vieira, jardins Olímpico, Maracanã e Sabará (região Oeste), além dos jardins Josiane, Ana Eliza II e III, Silvino, Ecoville e Novo Bandeirantes (Cambé).

Até o final do ano, parte destes bairros terá a rede liberada para interligação dos imóveis. A partir daí, alguns condomínios horizontais da região Sul de Londrina também poderão se interligar na rede da Sanepar e ter seu esgoto tratado na ETE Esperança.

"Estamos trabalhando para elevar a qualidade de vida da população. A fossa séptica ainda é considerada uma boa solução individual, porém os serviços de coleta e tratamento de esgoto realizados pela Sanepar são garantia de saúde e de que os lençóis freáticos não estão sendo contaminados. Estamos confiantes de que esta obra trará um grande benefício para Londrina e Cambe”, afirma o gerente geral da Sanepar na Região Nordeste, Paulo Kishima.

A partir de 2012, seis mil moradores de bairros de Cambé terão seu esgoto tratado na ETE Esperança – hoje eles são atendidos pela ETE Castelo Branco e pelas elevatórias Caic e Santo Amaro, que serão desativadas. De acordo com o gerente Industrial da Regional Londrina, Roberto Arai, a ETE Castelo Branco tem capacidade de tratamento limitada, pois foi projetada para atender um bairro e acabou tendo que receber esgoto de outras regiões. “Além disso, temos um problema de vizinhança em função da ocupação urbana. Com a ETE Esperança, ganhamos em tecnologia e com a melhora da qualidade dos ribeirões Cafezal, São Domingos e Esperança a partir da desativação das fossas", explica Kishima.

TECNOLOGIA – Com uma área total de 100 mil metros quadrados (75 mil metros quadrados de cobertura vegetal e 25 mil metros quadrados de área construída), a obra gerou mais de mil empregos até o momento. Estão sendo aplicados recursos da ordem de R$ 32 milhões, do BNDES/2007. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário