quarta-feira, 14 de setembro de 2011

ALERTA GEADA DO IAPAR VOLTA EM MAIO DE 2012


Geada mais forte em Londrina ocorreu em 28 de junho.
O Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR) encerrou o Alerta Geada 2011. Com isso, os produtores rurais que fizeram o “chegamento de terra” nos cafeeiros devem retirar a proteção imediatamente. Os pesquisadores recomendam que esse procedimento seja feito com as mãos, para evitar danos ao caule das plantas.

Há 17 anos o alerta é ativado de maio a setembro e inclui previsões diárias de temperatura e do risco de geadas na zona cafeeira do Paraná. O objetivo é oferecer aos cafeicultores um instrumento confiável para tomar decisões sobre a aplicação das técnicas de proteção em lavouras novas de café, de até dois anos.

BALANÇO. Confirmando as expectativas iniciais, não houve influência dos fenômenos La Niña e El Niño. Dessa forma, o inverno de 2011 foi considerado normal pelos especialistas, com algumas geadas de intensidade fraca a moderada na zona cafeeira do Estado.

Em 2011, foram emitidos 132 boletins. Três continham alerta para os cafeicultores protegerem as lavouras, tendo a previsão se confirmado em todos eles. Em Londrina, durante a madrugada do dia 28 de junho, a temperatura mínima foi de 1,6 grau, chegando a 7 graus negativos na relva. Os cafeeiros sofreram geadas de intensidade moderada.

Também se cumpriu a previsão de geadas – dessa vez de intensidade fraca e em baixadas – na madrugada do dia 4 de agosto (mínima de 3,2 graus e 2,2 negativos na relva) e, ainda, na do dia 5 de agosto, quando houve mínima de 3,2 graus e 3,2 negativos na relva. Os mapas com a distribuição das temperaturas podem ser acessados no endereço www.iapar.br.

A temperatura mínima do ar é medida no interior de abrigo meteorológico, a 1,5 metro do solo. No caso da mínima de relva, o termômetro fica exposto a céu aberto sobre um gramado, com o objetivo de verificar danos a superfícies vegetadas quando ocorrem temperaturas negativas.

O Alerta Geada será novamente ativado de maio até meados de setembro de 2012. É uma iniciativa do Iapar, Simepar e Emater, com apoio da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (por meio do Departamento de Economia Rural e do Consórcio Pesquisa Café).
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário