terça-feira, 14 de dezembro de 2010

FUNDO PODE GARANTIR EMPRÉSTIMO DO FIES


A Câmara aprovou a proposta que permite o Governo criar um fundo para garantir o pagamento de empréstimos no caso de inadimplência dos alunos vinculados ao Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies), destinado a financiar a graduação de estudantes que não têm condições de arcar com os custos de sua formação.

Para ser beneficiado, além de oferecer garantias, o candidato precisa estar regularmente matriculado em instituições de ensino privadas, cadastradas no programa e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação. Podem recorrer à garantia do novo fundo os estudantes de cursos de licenciatura, aqueles com renda familiar mensal per capita de até um salário mínimo e meio, ou o bolsista parcial do Programa Universidade para Todos (ProUni), se o financiamento for para o mesmo curso da bolsa.

Para o presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Educação Profissional e Tecnológica do Congresso Nacional, deputado Alex Canziani (PTB-PR), a iniciativa  vai contribuir muito para o acesso do jovem ao ensino superior. E destaca, mais uma vez, a importância de uma educação de qualidade. “A grande luta hoje tem que ser a melhora na educação brasileira. Quando comparamos o ensino do Brasil com o de países desenvolvidos, o nosso ainda é ruim. Todos têm que se envolver nessa questão, portanto medidas como esta corroboram para alçarmos um ensino de qualidade digno dos países desenvolvidos”, salienta o parlamentar, que também é o coordenador da bancada paranaense no Congresso Nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário