quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

CARGA TRIBUTÁRIA DO BRASIL SERÁ TEMA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA

A Comissão de Finanças e Tributação aprovou a realização de audiência pública para debater a carga tributária brasileira em comparação com a Rússia, Índia e China. O deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), autor do requerimento, afirmou que o Brasil é o país com a maior carga tributária entre os Brics  - que é o grupo formado por Brasil, Rússia, Índia e China.

Segundo estudo divulgado pela imprensa o total de imposto, tributos e contribuições recolhidos no
país é de aproximadamente 34% do Produto Interno Bruto (PIB), enquanto na Rússia, a carga é de 23% do PIB, na China é de 20% e na Índia, país cuja estrutura tributária é a mais parecida com a brasileira, o total da arrecadação corresponde a 12,1% do PIB. “Isto demonstra que o Brasil encontra-se em desvantagem quanto a sua competitividade internacional junto aos países que apresentam semelhante grau de desenvolvimento”, disse Hauly.

Participarão da audiência, representantes do Ministério da Fazenda, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, o presidente da Associação, os economistas Roberto Giannetti da Fonseca e Jorge Saba Arbache.

Nenhum comentário:

Postar um comentário