quarta-feira, 13 de outubro de 2010

LULA PARABENIZA CHILE PELO RESGATE DE MINEIROS

No momento em que o 14º mineiro era resgatado na Mina San José, no Deserto de Atacama, no Chile, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva telefonou para o presidente daquele país, Sebastián Piñera. Na conversa, Lula parabenizou Piñera pelo “extraordinário” trabalho de resgate dos 33 mineiros, que ficaram soterrados por 70 dias, depois que um deslizamento de terra os isolou. O telefonema ocorreu por volta das 11h da manhã e durou cerca de cinco minutos. “Esteja seguro de que os técnicos e todos os envolvidos no resgate fizeram um excelente trabalho”, afirmou Lula na conversa com Piñera, que atendeu ao telefonema minutos depois de conceder uma entrevista coletiva ao lado do presidente da Bolívia, Evo Morales.

“Lula, muito obrigado”, disse Piñera, em espanhol. Depois, em uma mistura de português com espanhol, o presidente chileno brincou com Lula por causa das grandes dimensões do Brasil em comparação à de outros países. “Lula, amigo, o maior abraço do mundo para você”, disse ele. Morales aproveitou para conversar também com Lula logo depois de Piñera. No diálogo, o boliviano afirmou “estar muito feliz com o sucesso de todo o esforço” feito para o resgate dos 33 mineiros soterrados. Piñera retomou a ligação e agradeceu as palavras amigas e de solidariedade do presidente brasileiro.

Piñera cobrou a visita de Lula ao Chile em novembro. A expectativa é que, a partir do próximo mês, o presidente faça sua última rodada de viagens pela América do Sul antes de passar o poder para o sucessor, em janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário