segunda-feira, 16 de agosto de 2010

SÃO PAULO E BRASÍLIA LIDERAM O VOTO EM TRÂNSITO

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) consolidou o cadastramento de 80.494 eleitores que optaram por votar em trânsito no primeiro turno das eleições presidenciais, no próximo 3 de outubro. Para a votação em outra cidade em um eventual segundo turno do pleito, que será realizado no dia 31 do mesmo mês, o Tribunal recebeu 76.528 registros. A cidade de São Paulo é a capital que vai computar o maior número de votos daqueles que pediram para votar em trânsito, tanto no primeiro, quanto em um eventual segundo turno: são respectivamente 12.750 e 12.102 votantes.

Em seguida, está Brasília, que vai receber 8.097 eleitores de outras cidades no primeiro turno e 7.783 no segundo. A terceira capital com o maior número de eleitores cadastrados para votar em trânsito é Belo Horizonte, que vai computar a escolha de 4.531 eleitores no primeiro turno e 4.268 em um eventual segundo turno. Os eleitores que vão estar em uma das 27 capitais no dia eleição tiveram um prazo de um mês - 15 de julho a 15 de agosto - para informar à Justiça Eleitoral, por meio de qualquer cartório eleitoral, se pretendiam votar para presidente da República mesmo estando fora de seu domicílio eleitoral.

A partir do dia 5 de setembro, o eleitor habilitado a votar em trânsito poderá consultar no portal do TSE (www.tse.jus.br) onde estará instalada a seção de voto em trânsito em que deverá votar. A possibilidade do voto em trânsito está prevista na Lei nº 12.034/2009 e na Resolução 23.215/2010 do TSE e determina a instalação de seções especiais nas capitais dos estados para receber esses votos. No entanto, o eleitor precisa avisar com antecedência que estará fora de seu domicílio eleitoral no dia do pleito para pedir o registro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário