domingo, 29 de agosto de 2010

O ÓBVIO QUE IGNORAMOS. Surpresas e fascinação no texto de Jacob Pétry

Por que algumas pessoas parecem ter nascido para a sorte e o sucesso?

O que vem à mente quando pensamos no que faz com que algumas pessoas tenham sucesso em todos os seus projetos? Informação? Inteligência? Sorte? Mais oportunidades? Destino? Potencial?

Em O óbvio que ignoramos o jornalista e filósofo Jacob Pétry mostra que nenhum desses fatores é determinante nos resultados que obtemos na vida. E que, nem tampouco, há um fator místico ou mágico que faz com que algumas pessoas se tornem ricas, saudáveis, felizes, vivendo uma vida cheia de sentido, enquanto outras nunca encontram seu espaço.

Com uma extraordinária habilidade de integrar idéias de diferentes disciplinas, o autor derruba inúmeros mitos sobre sucesso e fracasso e chega a revelações que irão surpreender e ao mesmo tempo fascinar todos aqueles que buscam uma compreensão clara dos problemas que impedem a realização do nosso potencial.

Usando exemplos concretos de pessoas como Gisele Bündchen, Elizabeth Gilbert, John Kennedy entre muitos outros, o autor nos mostra que o que diferencia as pessoas com resultados extraordinários das demais são princípios simples e óbvios, mas geralmente ignorados.

As pessoas de sucesso seguem uma lógica óbvia e simples, mas muito poderosa. Ao colocar luz sobre essa lógica, a obra oferece um fascinante padrão de atitudes comuns por essas pessoas, que facilmente pode ser aplicado por qualquer um que queira explorar ao máximo seu potencial.

“Muitas vezes somos subjugados a forças que não conseguimos compreender e que nos tornam incapazes de alcançar sucesso no trabalho, na vida em família, e que nos impedem de tomar decisões apropriadas sobre questões profissionais e pessoais”, diz o autor. Essas forças são descritas no livro, revelando-nos as formas mais ocultas e inexploradas das nossas atitudes, levando o conceito de sucesso para um nível absolutamente distinto de todos que conhecemos. Na análise presente na obra, há inúmeras surpresas e revelações intrigantes, como:

- Por que as crianças mais inteligentes quase nunca são as que mais se destacam na vida?

- Por que é tão difícil mudar nossas convicções mesmo quando colecionamos erros, e como mudar isso?

- Por que o excesso de opções quase sempre é um fator negativo?

- Por que, na maioria das vezes, as pessoas desistem a poucos passos da conquista de seus objetivos?

Ao analisar questões como essas, a obra oferece aos leitores uma nova compreensão sobre os princípios da construção do sucesso. Entender como esses princípios alteram o resultado de todos os nossos investimentos pessoais e profissionais é uma ferramenta extremamente útil para que você possa adotar uma postura vencedora imediatamente.
 
Jacob Pétry é brasileiro radicado nos Estados Unidos. É autor dos livros O céu é de pedra, Ilusões Rebeldes, As Gêmeas, O enigma da mudança, (este em co-autoria com o sociólogo Valdir Bündchen), e O óbvio que ignoramos. Fez sua graduação em filosofia, com enfoque em Karl Popper. Também aprofundou estudos em Sócrates, Platão, Rousseau, Descartes, Nietzsche e no ensaísta francês Michel de Montaigne. Já residiu na Holanda e Espanha e atualmente vive em Nova Jersey, EUA, onde, ao longo dos últimos anos, dedicou-se ao estudo da psicologia da cognição humana, relacionando-a ao comportamento das pessoas que alcançam resultados extraordináriosna vida. O óbvio que ignoramos, seu livro mais recente, é a primeira obra onde revela suas descobertas nesse campo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário