sexta-feira, 13 de novembro de 2009

PRESOS EM LONDRINA, A PEDIDO DO MP, TRÊS FISCAIS DA RECEITA ESTADUAL

Acusados de concussão, três fiscais da 8ª Delegacia Regional da Receita Estadual, em Londrina, foram presos nesta sexta-feira (13), a pedido do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco Londrina) e da Promotoria de Justiça de Proteção ao Patrimônio Público da Comarca. Os mandados de prisão temporária, expedidos pela 5ª Vara Criminal, foram cumpridos no início da tarde, na sede da 8ª Regional, por policiais do Gaeco.

Os fiscais são suspeitos de praticar, reiteradamente, crimes de concussão (extorsão praticada por funcionário público) contra um empresário local. As investigações apontam que os agentes públicos, após constatarem irregularidades fiscais, teriam exigido dinheiro para não lavrar os autos de infração correspondentes. Na última abordagem, ocorrida no início do mês, os fiscais teriam exigido R$ 50 mil do empresário.

A notícia chegou ao Ministério Público pela própria vítima. De acordo com os promotores de Justiça que atuam no caso, o empresário colaborou com as investigações, o que facilitou o trabalho. O Gaeco e a Promotoria esperam que atitudes desta natureza sejam cada vez mais comuns e que outros que sofram este tipo de assédio criminoso procurem as autoridades.

A prisão temporária vale por cinco dias, podendo ser prorrogada por mais cinco, se houver necessidade. Caso, ao final das investigações, seja comprovada a prática criminosa, os agentes públicos poderão responder na Justiça por concussão, crime cuja pena prevista varia de dois a oito anos de reclusão e multa. (AI/MP-PR)

Nenhum comentário:

Postar um comentário