terça-feira, 10 de novembro de 2009

LONDRINA ENTRA NA REDE ESTADUAL DE CINEMA



O prefeito de Londrina Barbosa Neto, assina convênio que benificia seu município com a Rede Estadual de Cinema, na Escola de Governo. Foto: Arnaldo Alves / AENotícias

O governador Roberto Requião anunciou, nesta terça-feira (10), durante a Escola de Governo, o início da Rede Estadual de Cinema - REC. O projeto realizado pela Secretaria de Cultura, por intermédio do Museu da Imagem e do Som do Paraná – MIS, vai trasmitir obras cinematográfica por fibra ótica, simultaneamente a doze salas de cinema no interior do Paraná. O projeto é inédito e vai proporcionar, gratuitamente, a exibição de filmes para mais de 5 mil pessoas ao mesmo tempo.

O convênio entre prefeituras e a Secretaria da Cultura foi assinado durante a Escola de Governo, no Museu Oscar Niemeyer. Assionaram o documento a secretária da Cultura, Vera Mussi, a diretora do Museu da Imagem e do Som, Stefanie Freiberger, o presidente da Rede Paraná Educativa, Marcos Batista, o presidente da Copel, Rubens Ghilardi, um representante da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e prefeitos.

“É uma superprojeção digital proporcionada pela fibra ótica da Copel. Os municípios que estão recebendo esse projeto tinham cinemas, que foram fechados. Estamos oferecendo essa oportunidade de recuperar um hábito que foi interrompido. Mas a seleção de filmes é muito importante para cativar o público”, afirmou Requião.

PROGRAMAÇÃO – Vera Mussi explicou que a programação das sessões, sempre com entrada grátis, está centralizada na Secretaria da Cultura que, juntamente com o Museu da Imagem e do Som, faz os convênios e contratos e organiza os roteiros de exibição. Assim, as sessões de cinema acontecerão semanalmente, com a apresentação de um curta-metragem, seguido de um longa-metragem. Estão também previstas palestras, oficinas e seminários, para formação de público de cinema nos municípios e regiões atendidas. “Vamos sempre conciliar filmes de apelo popular com produções de qualidade”, afirmou.

Para o primeiro mês, os gêneros cinematográficos que serão transmitidos pela REC contempla filmes diversos, que vão agradar a todo tipo de público. Em novembro, por exemplo, estão confirmadas as sessões de A Vila, de M. Night Shyamalan (Dia 12 – 5.ª feira – 20h); Dona da História, de Daniel Filho (Dia 15 – domingo – 15h.); Código Da Vinci, de Ron Howard (Dia 19 – 5.ª feira – 20h); Pelé Eterno, de Anibal Massaini Neto (Dia 22 – domingo – 15h.); Como Fazer um Filme de Amor, de José Roberto Torero (Dia 26 – 5.ª feira – 20h); e Piratas do Caribe: No fim do Mundo, de Gore Verbinski (Dia 29 – domingo – 15h.)

REDE – Há alguns anos, o Paraná vem recuperando e equipando vários cine-teatros municipais. Essas construções estavam em prédios, em que o Estado tinha interesse de preservação do patrimônio histórico. Com a construção recuperada, foi criada a Rede Estadual de Cinema com objetivo principal apresentar sessões de cinema, simultaneamente, nas 12 instalações equipadas pelo Paraná.

Cada município cede o espaço, com dia e horário estabelecido com a Secretaria da Cultura, de modo a promover, no mínimo, duas sessões por semana. As sessões são transmitidas a partir da RTVE, em Curitiba, e exibidas simultaneamente nos 12 espaços, através de sistema de transmissão de imagem por fibra ótica. Para tanto, são usados os equipamentos específicos adquiridos pelo Estado, com filmes em suporte DVD.

O projeto REC é uma parceria entre o Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, com o Museu da Imagem e do Som, englobando a Radio e TV Educativa, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano, e a COPEL; juntamente com as Prefeituras Municipais e com o apoio da Sanepar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário