quinta-feira, 19 de novembro de 2009

GILBERTO MARTIN PARTICIPA DE SEMINÁRIO SOBRE A GRIPE SUÍNA


O secretário da Saúde, Gilberto Martin, participou na tarde de ontem do Seminário Epidemias e Pandemia – estratégias e desafios, promovido pela Fundação da Universidade Federal do Paraná (Funpar), em parceria com a Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio). No encontro foi discutido o enfrentamento da pandemia de gripe A (H1N1) no Paraná, do ponto de vista da saúde e da economia, além de discutir estratégias para uma possível segunda onda da doença.

Cerca de 100 pessoas participaram do debate que contou também com as presenças do diretor-superintendente da Funpar, Pedro José Steiner Neto, do vice-presidente da Fecomércio e presidente do Sindifarma, Edenir Zandoná Júnior, e da representante do comitê de enfrentamento da Influenza A (H1N1) do Hospital de Clínicas, a médica infectologista Marta Fragoso.

“Este é o momento para reflexão, pois estamos numa fase de redução dos casos de gripe A no Paraná, porém a doença não desaparecerá. Nos dias 6 e 7 de novembro realizamos um seminário semelhante a esse, voltado exclusivamente aos profissionais de saúde. E agora podemos trocar experiências também com profissionais de outras áreas, que tenham interesse em contribuir para o enfrentamento desta doença”, afirmou Gilberto Martin.

Martin apresentou os dados do Estado, detalhou os investimentos emergenciais feitos pela saúde pública e mostrou como o Paraná se prepara para um novo pico da doença. “Estamos observando atentamente o comportamento do vírus no Hemisfério Norte. Também estamos articulando junto ao Governo Federal que o Paraná e os outros Estados do Sul sejam priorizados no recebimento das doses da vacina”, explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário