quarta-feira, 11 de novembro de 2009

COPEL DIZ QUE SISTEMA ELÉTRICO EVITOU APAGÃO NO PARANÁ


A oscilação de energia em algumas cidades paranaenses, efeito da interrupção do Sistema Interligado Nacional, ocorrida na noite de terça-feira, foi quase imperceptível na maioria dos domicílios e outras unidades consumidoras. “Nosso parque gerador e nossas linhas de transmissão nos ‘isolaram’ do problema (apagão). Com a saída do Sistema Elétrico Nacional de produção de energia de Itaipu, as usinas da Copel entraram em operação, evitando a falta de energia que foi sentida com mais intensidade no Sudeste”, explica o presidente da estatal, Rubens Ghilardi.

Com linhas de transmissão que servem a todos os centros de carga do Estado e potência instalada de mais de 6.000 MW, a Copel registrou apenas duas interrupções de 8 e 3 minutos, respectivamente em União da Vitória e Rio Azul, no Centro-Sul do Estado. Os sistemas de proteção da Copel se desligaram automaticamente às 22h14, afetando o fornecimento aos consumidores destas duas cidades. Antes das 22h30 os dois principais desligamentos já haviam sido restabelecidos.

EFEITOS – Os efeitos da oscilação e da atuação dos sistemas que protegem as subestações e linhas de transmissão causaram efeitos em cascata, em algumas cidades das regiões Norte e Oeste, que ficaram sem energia por período um pouco maior. Em Cascavel cerca de 15% dos clientes, ou 16.550 domicílios, ficaram sem energia por 8 minutos. Já na região norte as cidades de Leópolis e Sertaneja ficaram sem energia até as 23h04, Warta até as 00h52 e Borrazópolis por um período de uma hora e quatro minutos. O total de clientes afetados na Região Norte não chegou a 10 mil.

Em Curitiba, o forte temporal que atingiu a capital entre as 20h e meia-noite, afetou o fornecimento a 29.604 consumidores de 15 bairros. (AEN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário