sexta-feira, 2 de outubro de 2009

RIO VENCE A DISPUTA E SERÁ SEDE DAS OLIMPÍADAS 2016


O Rio de Janeiro foi escolhido para sediar as Olimpíadas de 2016. O anúncio foi feito hoje à tarde pelo presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge, em Copenhague, na Dinamarca. Será a primeira vez que uma cidade da América do Sul vai receber os Jogos Olímpicos.

O Rio concorreu com Madri (Espanha), na disputa final. Chicago (Estados Unidos) e Tóquio (Japão) foram as primeiras cidades eliminadas. Durante a apresentação da candidatura do Rio, antes do início da votação, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou que a escolha da capital fluminense aumentaria a autoestima dos brasileiros.

“Chegou nossa hora. Chegou! Entre as dez maiores economias do mundo, o Brasil é o único país que não sediou os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos. Para os outros, será apenas mais uma Olimpíada. Para nós, será uma oportunidade sem igual. Aumentará a autoestima dos brasileiros, consolidará conquistas recentes, estimulará novos avanços”, disse Lula ao discursar.

LULA CHORA

Depois de assinar o contrato com o Comitê Olímpico Internacional (COI) para que o Rio seja a sede das Olimpíadas de 2016, o presidente Luiz Inácio  Lula da Silva chorou na entrevista coletiva que concedeu à imprensa mundial.

“Eu, que pensava que não tinha mais motivo para ter tanta emoção, já fiz tanta coisa na vida, participei de tanta coisa, de tantos eventos, de repente, eu era o mais emocionado e chorão de todos os que estavam ali”, comentou.

“Eu sempre achei que tinha uma coisa que faltava para o Brasil”, disse Lula. E continuou: “Nós somos um país que fomos colonizados. E pelo fato disso, nós tínhamos manias de sermos pequenos, de não ser importantes, achávamos que os outros podiam e a gente não”.

Sobre a derrota de Chicago, que era uma das favoritas, mas foi a primeira a ser eliminada, Lula contou que brincou com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, dizendo: “se você não for, eu vou ganhar. Ele veio e quis Deus que nós ganhássemos mesmo com a vinda dele aqui”.

Lula mandou um recado para os presidentes dos países que perderam para o Rio: “eu queria dizer ao companheiro Obama, Zapatero [José Luis Zapatero, presidente da Espanha], Hatoyama [Yukio Hatoyama, primeiro-ministro do Japão], me desculpem, eu estava feliz e vocês, tristes. Mas vocês já foram felizes muitas vezes e a gente triste muitas vezes, mas nós temos o direito de estarmos felizes”.

Perguntado como seria recebido no Rio depois dessa vitória e também depois de ser vaiado em 2007, durante os Jogos Pan-Americanos, o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, tomou a palavra e afirmou que “quem organizou a vaia, levou o troco em 2008 com a eleição do Eduardo Paes [prefeito do Rio]”.

Lula afirmou que o Brasil ganhou definitivamente a cidadania internacional para provar que não é um país de segunda classe, mas sim, de primeira e que não há ninguém melhor ou pior do que os brasileiros.

Descontraído, depois da vitória, o presidente disse que, “depois de 2016, nós vamos começar a brigar pelas Olimpíadas de Inverno, não se assustem”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário