terça-feira, 13 de outubro de 2009

DEPUTADOS FEDERAIS INICIAM DEBATE SOBRE CUSTO DOS CARTÕES DE CRÉDITO

Os deputados integrantes das Comissões de Finanças e Tributação e Desenvolvimento Econômico começaram a debater a concentração, utilização e custo dos cartões de crédito para entender os altos custos dessa transação, cuja taxa de juros é considerada uma das mais altas do mundo. Um dos questionamentos é sobre os riscos das operadoras de cartões.

O deputado Luiz Carlos Hauly, relator da matéria na CFT, disse que será feita uma análise detalhada para entender essa relação de intermediação da utilização das bandeiras que impõe a 1,5 milhões de comerciantes regras pesadas. Hauly defende que também eles possam se beneficiar das vendas com cartão de crédito, vendas à vista, com cheque pré-datado, ou no velho fiado.

O deputado tucano disse que o Governo contribui para essas taxas, pois cobra valores elevados nas operações financeiras. Todas as operações financeiras são tributadas em 0,38% “Ele perdeu o CPMF, mas tributou todas as operações de crédito e dessa forma onera a todos os brasileiros pois os custos vão para as mercadorias e serviços”, disse. Entre 2000 e 2008 as operações com cartão de crédito aumentaram 400%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário