sexta-feira, 23 de outubro de 2009

AMP DIZ QUE CRISE AMEAÇA PAGAMENTO DO FUNCIONALISMO MUNICIPAL

O vice-presidente da AMP e prefeito de Piraquara, Gabriel Samaha, defendeu hoje (dia 23), em Curitiba, a realização urgente da reforma tributária para possibilitar que as prefeituras aumentem seus recursos e ampliem a qualidade dos serviços prestados à população.

Para o vice-presidente da AMP, só uma ampla reforma tributária poderá resolver a crise dos municípios, que foi agravada neste ano devido à queda de receita das prefeituras. Embora o governo tenha repassado as perdas do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) acumuladas pelas prefeituras em 2009 em relação a 2008, os governos municipais recebem apenas 15% de tudo o que a União arrecada (o governo federal fica com 60%) e contabilizam perdas em vários tributos.

Adesão

O Dia Nacional em Defesa dos Municípios teve a adesão de quase 100% das 399 prefeituras do Paraná. A manifestação foi livre. Cerca de 25% dos governos municipais protestaram fechando as portas das sedes administrativas dos municípios, como aconteceu com as 26 prefeituras ligadas à Amuvi (Associação dos Municípios do Vale do Ivaí) e as 51 cidades filiadas à Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná), cujos prefeitos se reuniram em frente à Catedral de Cascavel e fecharam as portas dos governos municipais, pela manhã.

Na Amepar (Associação dos Municípios do Médio Paranapanema), AMCG (Associação dos Municípios do Paraná), na Amcespar (Associação dos Municípios do Centro Sul do Paraná) e na Amerios (Associação dos Municípios da Região de Entre Rios) e Amsop (Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná), os prefeitos fixaram faixas e cartazes na frente das sedes do Executivo e forneceram explicações à população e a imprensa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário