sexta-feira, 25 de setembro de 2009

MP PEDE INTERDIÇÃO DE ATERRO QUE RECEBE LIXO HOSPITALAR DE 62 CIDADES DO NORTE PIONEIRO

A Promotoria de Justiça de Tomazina protocolou esta semana ação civil pública, com pedido de liminar, para a interdição de aterro sanitário que estaria recebendo resíduos hospitalares de 62 cidades da região. Na ação, movida contra o Instituto Ambiental do Paraná e a empresa Medic Tec Ambiental Ltda., a Promotoria de Justiça pede ainda que as licenças ambientais, fornecidas pelo IAP, sejam anuladas, diante do passivo ambiental consequente das atividades desenvolvidas pela empresa.


De acordo com o promotor de Justiça, Anderson Osório Resende, uma vistoria técnica realizada pelo Instituto de Criminalística do Estado do Paraná apontou uma série de irregularidades, por parte da Medic Tec Ambiental Ltda., no tratamento e na disposição final de Resíduos de Serviço de Saúde (RSS), não havendo sistemas adequados e eficientes de monitoramento ambiental. Além disso, o promotor argumenta na ação, que a área utilizada para o depósito dos resíduos de saúde é inadequada para a atividade pois, segundo ele, estaria localizada em área imprópria para o empreendimento, perto de fundo de vale, limite com uma área de preservação permanente, dentro da Bacia Hidrográfica do Rio das Cinzas, na zona rural de Tomazina.

2 comentários:

  1. Boa Tarde Coutinho, vemo0s que londrina não esta bem de Empresas prestadoras do serviço de residuos da saude, veja este link de uma empresa que presta serviços tambem para a cidade de londrina.(não é virus ) e a fonte é boa
    abraços
    Cristiano
    http://www.temmais.com/1%3B0,,16732,,,pol%C3%ADcia+ambiental+interdita+dep%C3%B3sito+irregular+de+lixo+hospitalar+na+zona+rural.aspx

    ResponderExcluir
  2. Nossa Coutinho, fico feliz em ver que o MP ainda pode se confiar, haja vista que já havia sido denunciado esta empresa para o IAP e tbm para a FORÇA VERDE e nada tinha acontecido, pois, além de tudo, existem rumores que o lixo hospitalar que era depositado, era depositado sem nenhum tipo de tratamento, se o MP pedir para desenterrar, logo eles verão que procede tal informação. Isso fere totalmente as Legislações e Resoluções depositar lixo sem nenhum tratamento. Ah e agora tbm me lembro que alguns meses atrás, pegou fogo na unidade de reciclagem desta mesma empresa, ai pergunto, será que este fogo foi acidental, ou proposital, e quem garante que no meio, não havia lixo hospitalar tbm? Seria interessante os clientes desta empresa dar uma olhadinha na LEI ESTADUAL 12.493 - Resíduos Sólidos, pois no artigo 18 desta lei, fica claro que o Gerador tbm tem a sua parcela de co-responsabiidade sobre este lixo....Ah é interessante o Site que o colega acima deixou, pois a empresa citada no site, tbm atende vários estabelecimentos de referência na saúde em Lodrina e região.

    ResponderExcluir