quinta-feira, 3 de setembro de 2009

COMEÇA AMANHÃ A 14ª FEIRA NORDESTINA DE LONDRINA


O Museu de Arte de Londrina recebe a 14ª Festa Nordestina de amanhã, sexta-feira, até a próxima segunda, feriado de 7 de setembro. A programação foi iniciada dia 1º com oficinas artísticas de cerâmica, confecção de bonecos, renda de Bilros, gravura e literatura de cordel. As atrações seguem marcadas com exposição de esculturas e objetos de artistas nordestinos, shows musicais, teatro de mamulengo, barracas com culinária típica e artesanato. O local fica na rua Sergipe, 640 – região central, e a entrada é franca.
A primeira edição foi realizada em 1996 quando o produtor cultural Raimundo Maia Campos Junior, mais conhecido como Ceará, chegou a Londrina. Segundo ele, na época eram promovidos eventos em alusão a vários povos, como japoneses, alemães, italianos e outros. Contudo, faltava uma que privilegiasse a riqueza da cultura nordestina.
Neste ano, a festa mostrará os artesanatos, literatura, produções musicais e culturais diversas referentes ao Nordeste. Dentre os destaques estão as obras de Valdeck de Garanhuns, Mestre Galdino de Caruarú e Mestre Vitalino. O evento abre espaço para os shows de Johnny Casanova; Chico Potiguá e Gegê Félix; Vicente Luiz e show Asa Branca; além da dupla de embolada Peneira e Sonhador. Também estão programadas apresentações de acordeão; teatro com bonecos, conhecido como mamulengo e a peça teatral “A Volta de Maria Bonita”, no domingo.
A diretora do Museu de Arte de Londrina, Sandra Jóia, ressaltou a importância da festa para a cidade, porque representa uma oportunidade de mostrar à comunidade como a cultura nordestina é rica e diversificada.
A 14ª Festa Nordestina faz parte da programação dos 75 anos de Londrina.
Fonte: NC/Prefeitura - Foto: Luiz Jacobs

Nenhum comentário:

Postar um comentário