segunda-feira, 14 de setembro de 2009

BIBLIOTECA DE LONDRINA EXIBE CHARGES DO "AMIGO DA ONÇA"

A Biblioteca Pública Municipal Pedro Viriato Parigot de Souza está expondo charges do “Amigo da Onça” até o dia 19 de setembro. As charges foram extraídas de exemplares da extinta revista “O Cruzeiro” da década de 50. A exposição é realizada pelo Laboratório de Estudos dos Domínios da Imagem na História, e elaborada pelos professores, Ana Flavia Dias Zammataro e Jorge Luiz Romanello. Além disso, possui apoio da Petrobrás e do Ministério da Cultura.
As charges têm como temática a expressão da alma brasileira e, de acordo com Alberto Gawryszewski, resgata um pouco de cada ser humano com sua sagacidade e preconceito. A mostra já passou por quatro pontos de Londrina e tem agradado ao público. A intenção dos autores é que as escolas levem seus alunos para conhecerem o trabalho e possam extrair dali conceitos históricos e morais. As professoras que participarem receberão um livro e um vídeo do “Amigo da Onça”. O material estará disponível em breve, também, em formato digital aos interessados.
A Biblioteca Pública informa que possui em seu acervo várias publicações da revista “O Cruzeiro”. O famoso personagem foi criado pelo cartunista pernambucano Péricles de Andrade Maranhão, em 1943, e publicado de 23 de outubro de 1943 a 3 de fevereiro de 1962 na revista O Cruzeiro.


A Biblioteca Pública está localizada na avenida Rio de Janeiro, 413 e está aberta de segunda a sexta-feira das 8h00 às 19h00 e aos sábados das 8h00 às 13h00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário