quarta-feira, 26 de agosto de 2009

UEL VAI REALIZAR ENCONTRO ANUAL DE TRABALHOS CIENTÍFICOS


Chegou bem perto dos 2.500 previstos o número de trabalhos inscritos para o 18º Encontro Anual de Iniciação Científica (EAIC), que será realizado na UEL de 30 de setembro a 2 de outubro.

O número preciso de trabalhos aceitos pela comissão avaliadora alcançou 2.448, sendo 1.903 para apresentações orais e 545 sob a forma de paineis.

O EAIC é uma promoção que envolve as cinco universidades estaduais do Paraná. A participação é aberta, também, a bolsistas de Iniciação Científica de outra qualquer outra instituição científica.

A área do conhecimento mais representativa é a de Ciências Agrárias, com 353 apresentações orais e 174 paineis (veja quadro). Por instituição, a UEL é a que inscreveu mais trabalhos – 684 – seguida da UEM, com 612.

O balanço das inscrições confirma que este será o maior EAIC já realizado, observa a professora Telma Gimenez (FOTO), assessora da PROPPG para a organização do encontro. Como já ocorreu na edição passada, também apresentarão trabalhos no EAIC alunos bolsistas do PIBITI, programa do CNPq voltado para o desenvolvimento tecnológico e inovação – são nove da UEL, 15 da UEM e sete da Unioeste. Foram aceitos ainda trabalhos de bolsistas de IC Júnior (estudantes do Ensino Médio). Nessa modalidade, a UEL fez sete inscrições e a UEM, 23.

Faz parte da programação do 18º EAIC uma mostra dos melhores trabalhos de extensão da UEL, numa sala específica. Serão apresentados 18 trabalhos, entre painéis e comunicações orais.

Só de envolvidos diretos com o EAIC, haverá mais de 3.000 pessoas circulando pelo Campus da UEL nos dois dias de apresentação de trabalhos – 1º e 2 de outubro.

A cerimônia de abertura ocorrerá no dia 30 de setembro à noite, no Teatro Ouro Verde, com uma apresentação da Orquestra Sinfônica da UEL.

Depois, serão dois dias inteiros de apresentação de trabalhos de Iniciação Científica, nos períodos da manhã e da tarde, em 42 salas de aula do CCH, CESA e CECA.

Para cada apresentação oral serão destinados 15 minutos. A comissão organizadora está, agora, planejando a distribuição das apresentações orais pelas salas de aula. Já os autores dos paineis estarão ao lado de seus trabalhos para dar explicações complementares a quem pedir nos dois dias, das 14 às 16 horas.

Não haverá aulas nos dois dias de apresentações do EAIC, mas o calendário da UEL estabelece que serão contados como dias letivos. A professora Telma espera o comparecimento de professores e alunos não diretamente envolvidos com a Iniciação Científica para acompanhar o evento. Também será feito um convite especial aos alunos do Ensino Médio dos colégios da cidade.

Como um complemento da programação científica do EAIC, foi preparada uma programação cultural que consiste das seguintes apresentações:

- às 12h30, na Capela, no dia 1º, o Grupo Neuma, e no dia 2, a Camerata de Violões;

- às 12 horas do dia 1º, no pátio do RU, os dançarinos do Grupo Gedans;

- às 18 horas, nos três dias, no pátio do RU, o grupo de música latina Pepe Loko;

- às 20 horas do dia 2, no anfiteatro do CCH, a Camerata de Violões, na cerimônia de encerramento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário