quarta-feira, 26 de agosto de 2009

FERROESTE DEBATE HOJE A VOLTA DO TREM DE PASSAGEIROS ENTRE LONDRINA E MARINGÁ

Prefeitos e representantes dos treze municípios do eixo ferroviário Londrina-Maringá participam nesta quarta-feira de reunião com a Ferroeste, Ministério dos Transportes e universidades estaduais de Londrina (UEL) e Maringá (UEM) para discutir a reativação do trem de passageiros na região. O encontro será no anfiteatro do CCE – Centro de Ciências Exatas – (Bloco F67) – da UEM, em Maringá, com início previsto para às 14h30min.

O deputado estadual Luiz Eduardo Cheida - presidente da Comissão de Ecologia e Meio Ambiente da Assembléia Legislativa do Paraná e ex-prefeito de Londrina - considera a iniciativa do trem pé vermelho ¨como uma das mais promissoras dos últimos anos¨. Segundo Cheida, ¨investir em transporte ferroviário, além de todas as vantagens econômicas e sociais, representa infinitos ganhos ambientais¨.

O prefeito de Ibiporã, José Maria Ferreira, afirma que ¨o retorno do trem é a redenção tanto do ponto de vista de integração regional como da abertura do turismo¨. José Maria Ferreira disse que o projeto do trem de passageiros ¨vai completar o investimento do resgate arquitetônico e histórico¨ que o município está fazendo com o investimento de R$ 1,5 milhão para recuperar o espaço em torno da ferroviária de Ibiporã e criar o Museu do Café. ¨Os imigrantes vieram de trem para colonizar nossa região¨, explicou o prefeito, ¨e o trem vai ser novamente elo de desenvolvimento¨ com a retomada do transporte de passageiros.

A implantação do ¨trem pévermelho¨ para o transporte de passageiros, unindo Norte e Noroeste paranaense, já ligados por linha férrea, vai beneficiar os seguintes municípios: Ibiporã, Londrina, Cambé, Rolândia, Arapongas, Apucarana, Cambira, Jandaia do Sul, Mandaguari, Marialva, Sarandi, Maringá e Paiçandu.

Representando o Governo Federal na reunião de Maringá estará presente o diretor do Departamento de Relações Institucionais da Secretaria de Política Nacional de Transportes (SPNT) do Ministério dos Transportes, Afonso Carneiro Filho, coordenador do programa de implantação de trens regionais de passageiros em várias regiões do país.


Nenhum comentário:

Postar um comentário