domingo, 11 de agosto de 2013

SIMEPAR ALERTA PARA NOVA ONDA DE FRIO NESTA SEMANA

O SIMEPAR distribuiu aviso, hoje, indicando que está a caminho do Paraná uma nova onda de frio, que chega ao Estado na virada de terça para quarta-feira. O frio pode ser mais intenso. Os meteorologias do Instituto paranaense ainda não sabem se haverá queda de neve em alguns municípios. Há, no entanto, previsão de neve nas regiões serranas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

O frio de ontem e hoje teve efeitos negativos em áreas pouco comuns. O SIMEPAR registrou temperaturas abaixo de zero entre Foz do Iguaçu e Guaíra, no Oeste paranaense. Já o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), mediu temperaturas negativas na fronteira do Mato Grosso do Sul com o Paraguai. O vale do rio Paraná (hoje o lago de Itaipu) e a fronteira matogrossense são regiões de temperaturas elevadas e pouco afetadas pelas ondas de frio intenso.

Confira, agora, a previsão do SIMEPAR para esta semana:

"Aviso Meteorológico 11/08/2013 09:55 - Mais frio ao longo da próxima semana no Paraná!!!
A primeira massa de ar polar já provocou expressivo resfriamento nas regiões paranaenses neste final de semana. Faz frio em todo o Paraná neste domingo e a previsão é de que tenhamos muito mais frio no Estado nos próximos dias. Uma segunda massa de ar polar, mais intensa do que esta primeira, chega ao Paraná na virada de terça (13) para quarta-feira (14) e a tendência é de rápido resfriamento em todas as regiões. Antes disso, há previsão de passagem de mais uma frente fria pelo Sul do país, a qual traz chuvas para as regiões paranaenses na terça-feira. Ou seja, o resfriamento previsto ocorrerá em um ambiente com disponibilidade de umidade na atmosfera; condição meteorológica que até é semelhante daquela semana de julho (22 a 26) com frio histórico, mas, ressaltamos, os prognósticos (mais atuais) dos modelos numéricos de previsão do tempo ainda não indicam uma 'compatibilidade' com queda de neve e/ou chuva congelada no Paraná (e sim para as serras do RS e SC). No entanto, esta condição meteorológica exige acompanhamento e monitoramento, pois o prognóstico pode mudar e ainda é muito cedo para ter uma previsão mais confiável desses eventos meteorológicos relacionados à frio rigoroso.
Pré-Alerta: O que podemos afirmar, com mais antecedência, é que o frio retorna logo após de uma situação em que já há resfriamento nas regiões paranaenses. Por isso, aumenta o risco de ocorrência de geadas no Paraná entre a quarta (14) e quinta-feira (15). Aos agricultores, sugerimos acompanhar a atualização dos boletins específicos de Geadas (clique aqui), pois há risco de resfriamento mais prejudicial para as lavouras. Para a população, em geral, salientamos que os próximos dias serão de constantes variações de tempo e temperatura, rápidas de um dia para o outro; situação que pode acarretar em problemas de saúde.
Enfim, acompanhem as atualizações dos boletins, avisos e alertas meteorológicos em www.simepar.br e www.twitter.com/simeparpr. Meteorologista responsável: Lizandro Oliveira Jacóbsen, equipe de Monitoramento e Previsão do Simepar".

Nenhum comentário:

Postar um comentário