quinta-feira, 14 de março de 2013

PAPA FRANCISCO REZA MISSA PARA OS CARDEAIS

Imagem Vaticano


O Papa Francisco presidiu a celebração eucarística na tarde desta quinta-feira, na Capela Sistina, no Vaticano, com os cardeais que participaram do Conclave. Em sua homilia, o novo pontífice ressaltou que viu algo em comum nas três leituras da missa, ou seja, o movimento. "Na primeira leitura, o movimento é o caminho, na segunda, o movimento está na edificação da Igreja, e no Evangelho, o movimento se encontra na confissão. Caminhar, edificar e confessar", sublinhou. 

A primeira coisa que Deus disse a Abraão foi: "Caminha na minha presença e sê irrepreensível. A nossa vida é um caminho. Quando paramos, alguma coisa está errada. Caminhar sempre na presença do Senhor, na luz do Senhor, buscando viver com aquela irrepreensibilidade que Deus pede a Abraão na promessa", frisou o Papa Francisco. Depois o Santo Padre prosseguiu com o edificar. "Edificar a Igreja, fala-se de pedras. As pedras têm consistência, mas pedras vivas, pedras ungidas pelo Espírito Santo. Edificar a Igreja, Esposa de Cristo, sobre a pedra angular que é o Senhor".

O terceiro ponto da homilia do Papa foi o confessar. "Nós podemos caminhar como queremos, podemos construir muitas coisas, mas se não confessamos Jesus Cristo, algo está errado. Tornamo-nos uma ONG piedosa, mas não a Igreja, Esposa do Senhor. Quando não se caminha, se para. Quando não se edifica sobre as pedras o que acontece? Sucede como acontece com as crianças na praia quando fazem castelos de areia, tudo desaba, pois não tem consistência", disse ainda.
Imagem Vaticano

O Papa lembrou-se de uma frase de Leon Bloy que diz: "Quem não reza para Deus, reza para o diabo". "Quando não se confessa Jesus Cristo, se confessa o mundanismo do diabo, o mundanismo do demônio", destacou. (RV)

Nenhum comentário:

Postar um comentário