segunda-feira, 1 de agosto de 2011

SENADOR SOUZA CONVIDA DEPUTADOS PARA DEBATE DO CÓDIGO FLORESTAL

Por Sandra Pacheco

Imagem Nani Gois
O senador Sérgio Souza (PMDB), que assumiu a vaga de Gleisi Hoffmann (PT) quando ela foi convidada para comandar a Casa Civil da Presidência da República, fez hoje (1º) uma visita ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdir Rossoni (PSDB). Ele veio agradecer a cessão do Plenário da Casa para sediar a audiência pública convocada pela Comissão de Agricultura do Senado, com o fim de discutir o projeto de reforma do Código Florestal, no dia 19 de agosto, a partir das 14 horas, e convidar os parlamentares paranaenses a participarem dos debates. 

O evento será transmitido para todo o Brasil, ao vivo, pela TV Senado, e deverá trazer ao Paraná o relator da matéria, deputado federal Aldo Rebelo (PCdoB), autoridades e lideranças da área, além de vários senadores. Souza adiantou que foram convidados os ministros da Agricultura, Wagner Rossi, e do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, que ainda não confirmaram presença. 

Tema fundamental. Souza considera que o Paraná não pode ficar de fora das discussões, seja pela importância de sua agricultura, seja pela cobertura florestal que ainda possui e deve ser preservada. Rossoni externou sua esperança de que reste espaço para a Assembleia Legislativa tratar de questões de cunho local na legislação, e manifestou apoio ao manejo sustentável, principalmente em relação a espécies renováveis, como é o caso da canela ou da bracatinga. 

O senador ressaltou que a regulamentação ficará a cargo dos estados e advertiu que a simples mudança do Código não autorizará automaticamente o manejo sustentável, não contemplado pela Lei da Mata Atlântica. 

Rossoni lembrou que a concentração da indústria madeireira na região Sul não impediu que ela preservasse mais as matas nativas do que outras regiões, e destacou que o setor não pode permanecer sem legislação, “do jeito que está hoje”. Respondendo a indagação do presidente da Assembleia, o senador peemedebista afirmou que o Senado vota a reforma do Código Florestal até o final do ano, “mas a matéria deverá retornar à Câmara, devido às modificações que receberá”. 

Convidado por Rossoni, Sérgio Souza ainda visitou o Plenário, usou a tribuna para divulgar a audiência pública para os deputados estaduais, e concedeu entrevista aos jornalistas do Comitê de Imprensa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário