terça-feira, 5 de julho de 2011

BETO RICHA ABRE A 10ª EXPOTÉCNICA DE SABÁUDIA NA QUINTA-FEIRA

O tradicional Show de Inovação  Tecnológica, que acontece de 7 e 8, com programação repetida para um total esperado de 3,2 mil participantes, será aberto oficialmente às 14h30min pelo Governador do Paraná Beto Richa, tendo em sua comitiva o secretário Norberto Ortigara da Seab e o presidente da Emater Rubens Niederheitmann, além de deputados e prefeitos das regiões do Vale do Paranapanema e do Vale do Ivai.

Na programação das autoridades e lideranças, que começa na área da  dinâmica de máquinas e equipamentos, está prevista a  visita aos circuitos de oportunidades da mulher rural, da produção de grãos e da diversificação agrícola, em unidades didáticas expositivas da fruticultura, olericultura, produção animal, plantas medicinais, madeira, café, meio ambiente e nos stands das empresas de produtos e serviços destinados à agropecuária paranaense.

“O governador estará também prestigiando as comemorações alusivas aos 55 anos de criação da Emater e do lançamento regional da publicação Emater em Revista”, assegura Claudomiro Rodrigues da Silva, chefe do Núcleo da Seab de Apucarana, que juntamente com Geraldo Sincero Sobrinho, gerente da Emater, coordenam  a realização da 18ª edição da Expotécnica.

Reconhecido como o maior evento tecnológico nacional em uma propriedade rural, a de Claudio Vicente D`Agostini –  Sítio São José, na Comunidade do Km 21, com entrada sinalizada na rodovia estadual entre Arapongas e Sabáudia, a Expotécnica é responsável por mudanças significativas na realidade produtiva da região, desde a sua criação. Concebida para contribuir no ajuste de máquinas e equipamentos de plantio direto, ela responde  pela adoção de 100% desta tecnologia nas lavouras de grãos dos municípios circunvizinhos.

“Temos dados comprobatórios de que esse método de trabalho da extensão rural oficial e parceiros que é a expotécnica,  é também promotora de sucesso na diversificação agropecuária nos 13 municípios da nossa região, melhorando a produtividade e a renda das famílias envolvidas na produção e no processamento agroindustrial”, destaca o extensionista Sincero.

Para os agricultores e demais interessados em participar da programação, repetida nos dois dias (quinta-feira, 7  e sexta-feira, 8) da 18ª Expotécnica, a comissão organizadora informa que as atividades tem início às 8h00min, passando pela central de inscrições e término previsto às 17h00min, com almoço de integração no local. Pela manhã, visita monitorada nas 25 unidades expositivas didáticas,  com envolvimento de 32 extensionistas e aproximadamente 250 profissionais das organizações parceiras,  e a tarde na dinâmica de máquinas e equipamentos e nos respectivos stand de produtos e serviços.

A 18ª Expotécnica é promoção do Governo do Paraná, através da Seab, pelo instituto Emater e tem na realização a participação da Prefeitura Municipal de Sabáudia,  Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA, Embrapa Soja e Floresta, Iapar, Itaipu Binacional e Cocamar.

Conta ainda com o apoio da Imbriani, Jacto, Jumil, Maglon, Microbiol / Ponto Rural, Montana, Organoeste, OR Sementes, Otto Sistemas, Pavani, Plantisul, Pneumelo, Agrale, Aravel, Banco do Brasil, Agro 100, Basf, Brasil Equipamentos, Cacol, Ceasa, Baptista Pneus, Colégio Agrícola Apucarana, Confepar, Colari, Coodetec, Faep / Sindicato Rural, Fetaep / Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Forquímica, Fundação Meridional, Credicorol, Fundação Terra, Horizon, Precisão, Sanepar, Sema / Iap, Sicredi, Sima, Simex, Suderhsa, Shina Tratores, Trostel, Artefatos Cimentos Tupy, Unopar, Valtrac / Tork, Vence Tudo, Uel e Precisão.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário