terça-feira, 21 de junho de 2011

LONDRINA CRIOU 8.570 EMPREGOS EM MAIO, SEGUNDO O CAGED

 
De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), foram abertos em Londrina, 8.570 postos de trabalho com carteira assinada em maio. O saldo entre o número de admissões e o número de demissões foi de 176, o que corresponde à variação positiva de 0,12%. O setor que mais gerou empregos foi o de serviços com saldo de 323, seguido da área de construção civil com saldo de 273, e em terceiro lugar ficou a área de extrativa mineral.

No acumulado do ano, o município já apresenta saldo positivo de 4.119 empregos gerados e, no acumulado de 12 meses, 9.763 empregos gerados. Na atual gestão, o saldo positivo na geração de empregos totaliza 21.353 novos postos de trabalho com carteira assinada.

“No ano de 2009, o município apresentou bom desempenho, mesmo sendo o período pós-crise econômica mundial. Durante todo o ano de 2010, a cidade bateu recordes, em comparação a toda a série histórica do Caged”, avaliou a gerente do Serviço Nacional de Emprego (Sine) em Londrina, Neiva Sefrin. “O desempenho conquistado por Londrina rendeu seu posicionamento entre as cidades que mais geram empregos no país”, detalhou.

Neiva Sefrin explicou que Londrina vivencia um momento de equilíbrio do mercado de trabalho, pois há crescimento em todos os setores econômicos no município, os quais se alternam na liderança na geração de empregos a cada mês. “Neste ano, a avaliação é de que o mercado de trabalho local está em processo de ajustamento, e que o saldo de criação de novos postos de trabalho será mantido, com esempenhos acima da média histórica, em alguns meses, e em outros meses com crescimento em ritmo menos acelerado, mas sempre positivo”, afirmou.

Ainda segundo a gerente, outro fator a destacar são os empregos criados na administração pública municipal, que por serem estatutários, não são contabilizados no Caged, além de todas as demais formas alternativas de geração de renda como as cooperativas, os empreendimentos autogestionários, que assim como o emprego formal, proporcionam renda e autonomia aos trabalhadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário