sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

PALÁCIO IGUAÇU SERÁ REINAUGURADO QUINTA-FEIRA COM FESTA POPULAR

O governador Orlando Pessuti, que reassumiu hoje o Governo do Paraná, reinaugura, na próxima quinta-feira (18), o Palácio Iguaçu, em Curitiba. A festa será patrocinada pelo Banco do Brasil e pela Caixa Econômica Federal, com o apoio de cinco empresas privadas, e terá como atração principal a dupla Chitãozinho e Xororó. A festa, aberta à população, começa às 17 horas, em frente ao prédio, e às 18h o Arcebispo Dom Moacyr Vitti celebra a missa de Natal.

A festa será animada por bandas paranaenses e, às 22h40, está previsto o início da apresentação da dupla Chitãozinho e Xororó. O governador Orlando Pessuti fará um pronunciamento às 23h40. A fachada do Palácio será descoberta no primeiro minuto do dia 19 de dezembro, aniversário da emancipação política do Paraná.

O edifício sede do Governo do Paraná reabre após passar pelas primeiras reformas estruturais desde a inauguração, em 1954. A reforma foi integralmente realizada pelo Governo do Estado. Desde a desocupação do Palácio Iguaçu, em 2007, uma equipe de arquitetos e engenheiros da Secretaria de Estado de Obras Públicas fez o levantamento físico, cadastral e fotográfico das condições do edifício.

Projetado em 1951, pelo arquiteto David Xavier de Azambuja, o Palácio Iguaçu foi concebido como um dos edifícios que celebraram o centenário da emancipação política do Paraná, comemorado em 1953. O prédio foi inaugurado um ano depois, em 19 de dezembro de 1954, por seu idealizador, governador Bento Munhoz da Rocha Neto.

Durante a viagem de Pessuti ao exterior, o presidente da Assembléia, deputado Nelson Justus, comandou o Governo do Paraná. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário