quinta-feira, 18 de novembro de 2010

PESQUISADOR DA EMBRAPA DE LONDRINA VENCE PRÊMIO ESTADUAL

O pesquisador da Embrapa Soja (Londrina - PR) Adeney de Freitas Bueno é vencedor, na categoria pesquisador extensionista, do 24º Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia, concedido pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI). A cerimônia de premiação será amanhã, dia 19, às 11h15, no Centro Integrado dos Empresários e Trabalhadores das indústrias do Panará (Cietep), em Curitiba (PR) durante a solenidade de aniversário da Fundação Araucária e do IV Encontro Paranaense de C&T do Paraná. “Fiquei bastante satisfeito com esta premiação que valoriza o nosso trabalho e é um importante reconhecimento da comunidade científica”, comemora. “O Prêmio também abre novas oportunidades de parceira, pois o nosso trabalho passa a ser conhecido em outras regiões do País”, disse Bueno.

Adeney de Freitas Bueno é engenheiro agrônomo e tem mestrado e doutorado em entomologia. Desde 2006 é pesquisador da Embrapa Soja onde tem se destacado por integrar a equipe de pesquisa que trabalha com o Manejo Integrado de Pragas (MIP) para as culturas da soja e do girassol. Já publicou mais de 20 artigos científicos em periódicos nacionais e internacionais e mais de 60 resumos em anais de congressos e eventos científicos. Atua também como professor-orientador do programa de pós-graduação em produção vegetal da Universidade de Rio Verde (FESURV) e também na pós-graduação em entomologia, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Por sua atuação científica, o pesquisador Adeney de Freitas Bueno será premiado pelo 24º Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia com um diploma e um valor em dinheiro para custear a sua participação em evento científico internacional de sua escolha.

O Prêmio Paranaense contempla a cada ano, em sistema de rodízio, duas grandes áreas do conhecimento. Em 2010, estão contempladas as áreas de ciências agrárias e ciências humanas e sociais. O Prêmio procura reconhecer o trabalho daqueles que contribuem para o desenvolvimento científico e tecnológico brasileiro. Ele é atribuído a pesquisadores, inventores, estudantes de graduação e jornalistas que tenham se destacado pelo desenvolvimento e realização de obras científicas e tecnológicas ou pela divulgação da ciência. (EMBRAPA Londrina)

Nenhum comentário:

Postar um comentário