domingo, 4 de abril de 2010

BOLÍVIA ELEGE GOVERNADORES, PREFEITOS E DEPUTADOS


Mais de 5 milhões de bolivianos estão votando para eleger nove governadores e 337 prefeitos, além de 1.855 deputados estaduais e vereadores. Esta é a primeira vez que a população elege governadores e parlamentares regionais, direito incluído na nova Constituição boliviana, que entrou em vigor em fevereiro do ano passado.

Esta é, também, a primeira eleição no país desde que Evo Morales foi reeleito para a presidência, em dezembro de 2009, com aprovação de 64% dos eleitores. A eleição de hoje, de acordo com a Agência Boliviana de Informação, resultará em um novo mapa político do país.

Dos nove departamentos bolivianos - o equivalente a estados, no Brasil –  cinco são governados pela oposição: Santa Cruz, Tarija, Beni, Pando e Chuquisaca. O primeiro resultado da eleição já é conhecido. No povoado de Camargo, estado de Chuquisaca, com apenas 12 eleitores, a maioria dos votos foi para o candidato ao governo estadual, Esteban Urquiz, do partido Movimento ao Socialismo (MAS), o mesmo do presidente Evo Morales.

Pesquisas de opinião dos institutos Equipos Mori e Captura Consulting SRL, citadas pela BBC Brasil, indicaram que o Movimento ao Socialismo deverá vencer em quatro estados onde já governa – La Paz, Cochabamba, Oruro e Potosí. Os institutos sugerem que pode haver empate técnico em Tarija, Chuquisaca e Pando, e a possível vitória da oposição em Santa Cruz e Beni. ABr

Nenhum comentário:

Postar um comentário