terça-feira, 2 de março de 2010

TERREMOTO DO CHILE PODE TER DIMINUÍDO O DIA DA TERRA

Imagem divulgada pela NASA

Cientistas do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, JPL, informaram que o mega terremoto de 8.8 graus que atingiu o Chile no último dia 27 de fevereiro pode ter encurtado o comprimento do dia em aproximadamente 1.26 microssegundos. Segundo os pesquisadores, o efeito é a consequência de uma pequena alteração que pode ter sido aplicada a um dos eixos da Terra.

A conclusão é do cientista Richard Gross e de sua equipe, que usaram um complexo modelo matemático para concluir que o eixo de balanço sofreu um reajuste de 2.7 miliarcosegundos, o equivalente a um incremento de 8 centímetros. É importante notar que o eixo de balanço não é o mesmo que eixo de inclinação da Terra, mas um vetor hipotético ao redor do qual a massa do planeta está distribuída. A diferença entre os dois eixos de aproximadamente 10 metros.

Gross aplicou o mesmo modelo em dezembro de 2004, após o terremoto de 9.1 graus que sacudiu a ilha de Sumatra. Na ocasião, os valores computados mostraram que o mega terremoto encurtou o dia terrestre em aproximadamente 6.8 microssegundos, após deslocar o eixo de balanço por cerca de 7 centímetros.

Apesar do terremoto do Chile ser muito menor que o evento de Sumatra, Gross acredita que o maior deslocamento verificado agora se deve a dois motivos. Primeiro, ao contrário do terremoto de Sumatra de 2004, localizado perto do equador, o terremoto de 2010 no Chile foi localizado próximo às latitudes médias, o que o torna mais eficaz para a alteração do balanço das massas. Em segundo lugar, a falha responsável pelo terremoto de 2010 mergulha em um ângulo ligeiramente mais acentuado do que na falha responsável pelo terremoto de Sumatra. Isso faz com que a falha no Chile seja mais eficiente para deslocar a massa verticalmente, o que segundo Gross também é mais eficaz para alterar o eixo de balanceamento da Terra.

Apesar da expressão "mudança de eixo" estar normalmente associada às grandes catástrofes, a possível alteração provocada é extremamente insignificante e em nada altera os movimentos terrestres. Também é importante notar que os valores não são uma constatação real e sim uma simulação matemática da redistribuição da massa do planeta aplicada à conservação do movimento angular.

Fonte: Apolo11 - http://www.apolo11.com/terremotos_globais.php?posic=dat_20100302-083628.inc

3 comentários:

  1. Nossaa muithoo lokoo mais nem parece .....kkk

    ResponderExcluir
  2. A PAZ DO SENHOR A TODOS OS QUE LEREM ESTA MENSSAGEM AMEM? AMADOS IRMÃOS O QUE EU QUERO LHES FALAR É MUITO SÉRIO,AS PESSOAS QUERENDO OU NÃO,ESTANDOS PREPARADOS OU NÃO,ACREDITANDO OU NÃO,MAS JESUS VOLTARÁ,E ESTA MAIS PERTO DO QUE VOCES POSSÃO IMAGINAR,ALGUMS CIÊNTISTAS PASSARÃO MAIS DE 50 ANOS PRA SABER Q A TERRA É REDONDA, MAS O PROFETA ISAIAS A MILHÕES DE ANOS ATRAS JA SABIA,OUTROS CIÊNTISTAS ESTUDARÃO MAIS DE 20 PRA SABER Q NUVENS SÃO GASES NEBULOSOS, MAS SE SE ELE LESSE A BIBLIA SABERIA EM POUCO TEMPO,ENFIM NÃO ADIANTA TENTAR ESCAPAR TUDO SO TERMINA DANDO NO Q O NOSSO SENHOR JESUS DISSE A MUITO TEMPO ATRAS,MATEUS;24:6-7.PESTES,FOMES,GERRAS,TERREMOTOS EM VARIOS LUGARES DO MUNDO,E DE FATO JA ESTA ACONTECENDO IRMÃOS ABRAM VOSSOS OLHOS ENCHERGUEM A VERDADE O NOSSO SENHOR JESUS FALOU LA NO MESMO LIVRO DE MATEUS;24;22.Q NO FIM DOS TEMPOS OS DIAS IRIAM SER ABREVIADOS,JA ESTA ACONTECENDO AS EVIDÊNCIAS ESTÃO FICANDO MAIS CLARAS A CADA DIA,IRMÃOS DO FUNDO DO MEU CORAÇÃO EU LHES PEÇO ACEITEM JESUS COMO SALVADOR DE VOSSAS VIDAS AREPENDÃO-SE DOS VOSSOS PECADOS,DEUS NOS AMOU DE UMA TÃO GRANDE FORMA Q DEU SEU UNICO FILHO PARA NOS LIBERTAR DOS NOSSOS PECADOS,JOÃO:3;16.QUEM CRE EM JESUS SERA SALVO MAS QUEM NÃO CRE SERA CONDENADO,JOÃO:3;18.COMO EU ESCREVI AGORA A POUCO VOCES QUERENDO OU NÃO,ESTANDOS PREPARADOS OU NÃO,ACREDITANDO OU NÃO ELE VOLTARA JESUS IRA VOLTAR,PREPARAI-VOS PARA SUA VINDA LEIAM A BIBLIA VEJAM A VERDADE JESUS LHES AMAM ELE VOS CHAMA CRE NO SENHOR JESUS CRISTO E SERAS SALVO:ATOS;16;31.IRMÃOS ANALISEM BEM ESTA MENSSAGEM ABRAM OS VOSSOS OLHOS E TOMEM A DECISÃO CERTA JESUS LHES AMAM ELES VOS CHAMAM.A PAZ DO SENHOR A TODOS OS MEUS IRMÃO Q ESTÃO LENDO ESTA MENSAGEM AMAM.

    ResponderExcluir