sexta-feira, 20 de novembro de 2009

TEMPORAL PROVOCA ALAGAMENTOS E DANOS EM CURITIBA E NO LITORAL


As fortes chuvas que atingiram a cidade de Curitiba durante a noite passada causaram danos graves em vários pontos da cidade. A Coordenadoria Regional da Defesa Civil registrou 97 atendimentos relacionados a alagamentos em residências e vias públicas e 13 atendimentos referentes a risco de desabamento de casas e barrancos. Os atendimentos ocorreram em quase todos os bairros da cidade, porém as ocorrências mais graves se verificaram nas regiões dos bairros Uberaba, Boqueirão, Rebouças, CIC, Novo Mundo e Vila Hauer. Bombeiros e agentes da Defesa Civil atenderam em caráter emergencial as residências afetadas.

Segundo o chefe da seção operacional de Defesa Civil, tenente Eduardo Gomes Pinheiro, os níveis de chuva maiores do que os esperados exigem cuidados preventivos e atenção da população. O tenente recomenda que a população procure escutar as orientações veiculadas nas rádios da cidade para se prevenirem de eventuais prejuízos. Para o tenente Pinheiro, os moradores de regiões baixas ou próximas a rios e barrancos, onde exista o risco de deslizamentos de terra, precisam ficar especialmente atentos.

Litoral - No Litoral, a chuva forte causou estragos em vários municípios. Paranaguá foi o que apresentou a maior quantidade com atendimentos realizados com 16 casos de destelhamento parcial de residências e 21 quedas de árvores.Em Guaratuba foram notificados três destelhamentos e três quedas de árvore. Houve também verificações de risco de desabamento de edificações em outros municípios. Em Pontal do Paraná, a torre de comunicação do quartel do Corpo de Bombeiros acabou caindo e parte do telhado dos alojamentos foi arrancada pelo vento.

Segundo o meteorologista Lizandro Jacobsen, do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) os temporais de ontem foram caudados pela combinação de diversos fatores.

Em Curitiba e região metropolitana foram registrados em torno de 60 mm de chuva no intervalo de uma hora, entre 21h e às 22 horas. “A chuva de ontem é considerada de intensidade extrema. Além disso, choveu é praticamente a metade da chuva que ocorre normalmente durante todo o mês (média em torno de 125 mm em novembro para Curitiba) num espaço de tempo muito curto” disse. (AEN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário