terça-feira, 10 de novembro de 2009

A BATALHA CONSUMIDOR X POSTOS DE COMBUSTÍVEIS. POLÍCIA FAZ FISCALIZAÇÃO EM CURITIBA


O Centro de Operações Especiais (Cope), em conjunto com o Comitê Sul Brasileiro de Qualidade dos Combustíveis, começou ontem a fiscalização de 68 postos em Curitiba. Até sexta-feira (13) serão verificadas aferição das bombas e adulteração de combustíveis, além de coibir a sonegação fiscal. Para o delegado Francisco Caricati, desde que as ações começaram em todo Estado, os resultados são positivos. Em 2002, a taxa de adulteração era superior a 25% e hoje está em torno de 1%. “Este trabalho tem como função, a prevenção da criminalidade e tem sido muito eficiente. A fraude tem diminuído a cada ano. Hoje, o Paraná é o Estado com o menor índice de fraude nessa área”.

Desde o início do ano, o Cope e o Comitê fizeram operações em Foz do Iguaçu, Cascavel, Umuarama, Campo Mourão, Maringá, Londrina, Guarapuava, Ponta Grossa, Jacarezinho e Santo Antônio da Platina, onde foram fiscalizados cerca de 160 postos de combustíveis.

Entre as irregularidades encontradas no interior, foi levantado que alguns postos vendiam combustível sem a autorização da Agência Nacional do Petróleo (ANP), além de problemas de sonegação fiscal e crime ambiental. O Comitê Sul Brasileiro de Qualidade dos Combustíveis é uma organização social de interesse público, que ajuda a fiscalizar irregularidades em empresas de comércio de combustíveis. Eles atuam em todo o Sul do país e verificam a documentação das empresas para encontrar irregularidades e, quando as constatam, denunciam às autoridades.

Aparelho mede a qualidade da gasolina (AEN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário