sábado, 19 de setembro de 2009

PARANÁ INICIA A SEGUNDA ETAPA DA VACINAÇÃO CONTRA A PARALISIA INFANTIL


Gilberto Martin e Johnny Lemann
 
O secretário da Saúde, Gilberto Martin, lançou neste sábado (19), em Rolândia, no Norte do Paraná, a segunda etapa da campanha de vacinação contra poliomielite. O Paraná quer repetir o sucesso da primeira etapa, realizada no dia 20 de junho, e vacinar 100% da população infantil paranaense com até cinco anos ou 775.650 crianças.

Cerca de 1,5 milhão de doses foi distribuída nos locais de vacinação. Mais de 12 mil profissionais de saúde trabalharam nos 7.980 postos de vacinação, fixos e volantes, em todo os Estado. Além das unidades de saúde, a população também encontrou a vacina em outros locais como supermercados e alguns shoppings.

PRAZO - Se o município não atingir a meta neste sábado, a vacinação continua durante a semana nas unidades de saúde. A secretária da Saúde de Rolândia, Tania Aroceno explicou que 50% da meta no município foi atingida logo no começo da tarde deste sábado porque, durante a semana, a Secretaria municipal firmou parceria com o curso de enfermagem da Unifil para que os alunos do 5º ano realizassem parte da vacinação nas creches e escolas da cidade.

A meta é imunizar todas as crianças de 0 a quatro anos que não receberam a dose durante a semana. Na primeira etapa, a cidade atingiu 100% ainda no dia da campanha. Para o prefeito de Rolândia Johnny Lehmann, campanhas como esta são de extrema importância para garantir a saúde das crianças.

Desde 1980, quando o Ministério da Saúde iniciou a campanha anual de vacinação contra a pólio, o Paraná participa da mobilização. Nos últimos anos, em particular entre 2003 e 2008, as médias de coberturas vacinais nas duas etapas variaram entre 100% e 95%. Em 2008 o Paraná vacinou 100% das crianças na primeira etapa e mais de 97% na segunda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário